Trainee Ecorodovias: O que é ? Quem pode participar? Como fazer a inscrição?

Trainee Ecorodovias: O que é ? Quem pode participar? Como fazer a inscrição?

Programas de Trainee são sempre uma ótima oportunidade para se preparar e para ingressar no mercado de trabalho. No post de hoje vamos falar de um programa cada vez mais procurado pelos recém formados de algumas das áreas mais promissoras. Conheça neste post o programa Trainee Ecorodovias. Saiba o que ele é, se você pode participar e como se inscrever!

O que é?

O Grupo Ecorodovias é uma companhia que detém e administra sete concessões rodoviárias com mais de 1700 quilômetros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo. Com mais de 5 mil colaboradores, o grupo Ecorodovias é o primeiro a conquistar as certificações de Meio Ambiente e de Saúde e Segurança; a ISO 14001 e a OHSAS 18000. Além disso, o Ecorodovias também é pioneira na aderência às normas internacionais da ISO 26000. Nomas responsáveis pelas diretrizes de responsabilidade social. Em 2011, a Ecorodovias também foi homenageada pelo Bovespa como uma das empresas listadas entre as mais sustentáveis do país.

O programa trainee Ecorodovias tem duração de um ano e é composto de desenvolvimento técnico e comportamental. Os participantes acompanharão a gestão de projetos, aprenderão técnicas de apresentação e pensamento estratégico, entenderão como funciona a finanças em concessões. Para isto, os candidatos vão contar com a influência e e-learnings de universidades internacionais. Depois deste tempo, para finalizar o programa de trainee, cada participante vai apresentar o projeto que desenvolveu na Ecorodovias.

As vagas oferecidas são nas seguintes áreas de atuação:

  • Controle de arrecadação
  • Engenharia
  • operações e gestões do contrato de concessão.

E todo o programa ocorre na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Mas, mesmo assim, o candidato precisa ter disponibilidade para residir em outras cidades, caso seja do interesse do grupo Ecorodovias.

Como fazer a inscrição no Trainee Ecorodovias

Para se inscrever no trainee Ecorodovias, o candidato deve acessar o site do grupo Ecorodovias, no link específico do programa e preencher os pré-requisitos necessários para efetuar a inscrição.

Para o ingresso no trainee Ecorodovias em 2017, as inscrições se encerraram em novembro de 2016. Mas, jovens talentos podem esperar a abertura do edital para 2018.

Os aprovados que realizaram o trainee Ecorodovias relataram que a experiência de participar do projeto foi uma das mais interessantes da carreira. Como o atual gerente da área de Eco Pistas, em São Paulo, do Gupo Ecorodovias, Ronald Marangon: “Vivi um período bastante intenso, com oportunidade de absorver conhecimento de todas as áreas pelas quais passei e de participar de treinamentos que me proporcionaram um grande desenvolvimento pessoal e profissional”.

Trainee Ecorodovias

Quem pode participar do Trainee Ecorodovias

Entre os pré-requisitos para se inscrever no programa, os participantes precisam ter nível superior nas áreas de:

  • Ciências atuariais
  • Ciências econômicas
  • Engenharia civil
  • Engenharia contábil e automação
  • Engenharia elétrica
  • Engenharia de gestão
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de transporte
  • Estatística
  • Matemática.

O processo de seleção inclui cinco etapas. A primeira etapa do programa, as inscrições, acontecem geralmente nos meses de outubro e novembro. Após a inscrição, os candidatos também realizarão as provas online para testar o nível de inglês e o raciocínio lógico. Na terceira etapa do processo seletivo, os participantes realizarão dinâmicas de grupo. Geralmente esta terceira etapa ocorre no mês de dezembro. A quarta etapa de avaliações também costuma ocorrer em dezembro e consiste na apresentação de painéis. Os candidatos aprovados em todas estas quatro etapas passarão ainda por entrevistas presenciais com os gestores. E ao finalizar o processo seletivo, os aprovados serão contratados pelo grupo Ecorodovias pelo período de um ano para o programa trainee Ecorodovias.

Programa do Trainee Ecorodovias

Durante o programa do trainee Ecorodovias, os participantes poderão acompanhar como ocorre a dinâmica das áreas por eles previamente escolhidas e para as quais foram aprovados. Algumas das funções acompanhadas são: gestão do contrato de concessão, centro de controle operacional, engenharia, controle de arrecadação, entre outras.

Na função de Gestão do Contrato de Concessão, por exemplo, os participantes entram em contato com as noções de custos e investimentos de um negócio, compreendem como equilibrar contratos (a favor ou não da concessionária). Podem se inscrever para esta função, alunos recém-formados em ciências econômicas, economia, engenharia civil, engenharia de gestão, engenharia de produção, engenharia de produção civil, engenharia de transportes.

Já para a função exclusiva de engenharia, cargo responsável pelo planejamento, execução e controle de projetos, obras e conservação de rodovias, os participantes precisam ser formados em engenharia civil.

Na área de controle do centro operacional, função composta pelas três áreas: tráfego, arrecadação e controle, os candidatos precisam ter nível superior em engenharia atuariais, estatística, matemática, estatística aplicada com habilitação em controle e automação, matemática aplicada a negócios. Já nas funções de arrecadação, realiza-se a interface com as áreas de tecnologia e finanças.

Post Comment