Teste Vocacional

Teste Vocacional

O teste vocacional é um processo da psicologia que indica, de acordo com as suas respostas, quais as áreas de atuação que se mostram ideais para você, de acordo com a sua personalidade, e ajuda a decidir que carreiras profissionais você deve seguir, de acordo com as suas vocações e habilidades.

Na hora da escolha, pouco antes de terminar o ensino médio ou logo em seguida, algumas pessoas se deixam influenciar pelos pais, seja por se identificar com a profissão que eles têm ou pela comodidade de poder começar uma profissão com mais “facilidade”, já que vão poder trabalhar em um escritório ou consultório prontos e já com clientes ou pacientes.

Ainda que essa opção pareça tentadora, essa decisão impactará toda a sua vida, e por isso vale a pena até resistir à tentação de pesquisar as profissões que estão em alta, as carreiras mais promissoras, ou as que prometem “dar mais dinheiro” antes de fazer um teste vocacional e descobrir as melhores carreiras e profissões para você.

Vamos falar a seguir tudo que você precisa saber sobre isso, mas já adiantamos que é indicado não somente para quem está saindo do ensino médio agora, mas também para quem quer mudar de curso na faculdade ou está insatisfeito com a carreira e quer mudar de profissão.

O que é

O teste vocacional é um aglomerado de perguntas (a quantidade varia entre 20 e 50) para avaliar a sua personalidade e a sua percepção das situações cotidianas, e também pode ser chamado de orientação profissional pelos profissionais que não defendem a existência de uma “vocação” ou “dom”.

Essas perguntas englobam suas preferências, habilidades e objetivos, e de acordo com a sua resposta, pode indicar várias carreiras e profissões diferentes, com a possibilidade de você se identificar com apenas uma delas, ou com várias carreiras sugeridas.

Como são feitos os testes vocacionais?

Os testes vocacionais devem ser feitos preferencialmente por psicólogos com especialização em orientação vocacional, porque ele vai poder fazer uma análise do teste e da sua personalidade de forma mais profunda, gerando um resultado mais exato e o mais próximo possível da realidade. Porém, existem instituições especializadas, escolas e sites que também fazem o teste vocacional, podendo variar no processo, na forma, no valor e até mesmo nos resultados.

Você vai responder de forma sincera de 20 a 50 perguntas, que vão te incluir em um dos quatro grupos principais, que falam de tipos de personalidades que incluem características e afinidades compatíveis com o seu temperamento e personalidade, além dos seus objetivos e aptidões: cerebral, guardião, hedonista e idealista.

Mais que apontar carreiras e profissões possíveis de acordo com a sua personalidade, interesses e aptidões, alguns profissionais oferecem um programa de orientação vocacional para te levar a refletir sobre os seus objetivos, podendo ser em grupo incluindo sessões individuais, ou completamente individuais. Em geral, podem ser necessárias de 8 a 10 sessões individuais para que você consiga tomar uma decisão mais assertiva.

O teste vocacional é confiável?

Como falamos, existem várias formas de fazer um teste vocacional, sendo o mais confiável o teste vocacional feito com um psicólogo especializado, que vai conhecer as suas habilidades e a sua personalidade antes de indicar um grupo de profissões e carreiras junto com o perfil profissional e uma apresentação resumida de cada curso, para que você se sinta seguro para tomar uma decisão.

Vale a pena lembrar que nenhum teste psicológico é exato, e sim indicativo, e que apesar de o teste vocacional indicar algumas opções de carreiras e profissões, é importante fazer uma reflexão e uma análise profunda antes da decisão final! Também vale desconfiar de testes vocacionais que prometem mágica ou resultados 100% garantidos.

Caso você opte por fazer um teste vocacional online ou com outros profissionais, ou não concorde ou fique feliz com o resultado final, procure uma segunda opinião.

Onde fazer teste vocacional online?

Você pode fazer teste vocacional online em vários sites de cursos preparatórios para o vestibular ou para o ENEM, ou em sites que falam sobre carreiras, que costumam oferecer uma versão mais prática e rápida do teste vocacional, com a indicação online das melhores profissões para você seguir.

Outra opção é fazer pelo site http://testevocacionalonline.com.br/ que também alerta para o fato de o resultado do teste vocacional ser apenas uma referência para ajudar na sua escolha, e não uma direção definitiva.

Para mais informações assista ao vídeo abaixo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Post Comment