PRONATEC

PRONATEC

Nos últimos anos o governo federal tem feito um esforço especial em tornar a educação superior, técnica e profissionalizante um pouco mais acessível para os brasileiros; visto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo com o passar dos anos. Com a criação de diversos programas que oferecem de bolsas de estudo ao financiamento da formação, essa medida tem ajudado a democratizar a educação no país. Hoje falaremos do PRONATEC, um desses importantes programas e suas características. Para saber mais, continue a ler.

O que é

PRONATEC se refere ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Foi criado pelo governo federal em 2011 e age expandindo a oferta de cursos técnicos no país, seja ampliando instituições e aumentando o número de vagas, seja oferecendo bolsas de estudo. O critério de classificação é o ENEM, embora não seja obrigatório realizá-lo se você quiser concorrer às vagas remanescentes.

Objetivos do programa

Melhorar a qualidade do ensino médio, aumentar oportunidades educacionais para os trabalhadores, expandir e democratizar a oferta de educação técnica a nível médio, formação inicial e qualificação profissional, construir e reformar instituições que ofertem educação profissional e tecnológica.

O que oferece

O programa oferece cursos gratuitos nas escolas públicas, unidades do SENAI, SENAC, SENAR E SENAT, em instituições privadas de nível superior e ainda educação profissionalizante para nível médio. Desses cursos, existem três tipos: ensino técnico para quem concluiu o ensino médio, ensino técnico para quem ainda está no ensino médio e ainda qualificação profissional, destinada a trabalhadores, estudantes do ensino médio e pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda.

Quem pode se inscrever

Qualquer cidadão brasileiro com nível de escolaridade média pode se inscrever, embora o programa favoreça, na concorrência por vagas, candidatos formados em rede pública ou rede privada com bolsa integral.

Fazendo a inscrição

Após a criação do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, foi criado o SisuTEC, que é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Técnica. Para ter acesso ao SISUTEC, o candidato primeiro precisa ter realizado o ENEM. Algum tempo após fechamento das inscrições do Sisu, são abertas as inscrições do SisuTEC e a seleção é feita com base na nota obtida no ENEM feito anteriormente. Também é possível inscrever-se diretamente por meio de escolas técnicas estaduais, das agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE), dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou ainda do SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. As vagas remanescentes, isto é, que não forem preenchidas, são disponibilizadas posteriormente e é preciso fazer inscrições online para ter acesso às mesmas.

Quais cursos são oferecidos

Entre os cursos gratuitos oferecidos pelo PRONATEC constam mais de 644 opções diferentes, estando divididos em treze eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, e ainda Turismo, Hospitalidade e Lazer. Para ter acesso a todos os cursos oferecidos, acesse o portal do PRONATEC no site do MEC.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.