Consulta imposto de renda: Como fazer

Consulta imposto de renda: Como fazer

O Imposto de Renda é uma das principais arrecadações de tributos do país, tendo uma previsão de atingir a marca de R$ 5,8 bilhões em 2015. Estima-se uma entrega de um total de 27,5 milhões de declarações à Receita Federal no mesmo ano.

Fazer a Declaração do Imposto de Renda pode ser algo complicado e demorado para muitos, já que existem diversos itens que precisam ser analisados de forma cuidadosa. Após a entrega da mesma, o cidadão precisa estar atento ao acompanhamento da situação da sua declaração junto à Receita Federal, verificando, também, se haverá uma possível restituição ou não.

Neste artigo, vamos mostrar como consultar o Imposto de Renda e como fazer o acompanhamento correto da sua declaração.

Como consultar o Imposto de Renda?

Dentro do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), você terá acesso a todas as informações que precisa para conseguir fazer a Declaração de Imposto de Renda, verificar quais as formas de restituições de tributos e também como é possível fazer o acompanhamento da sua declaração.

Após o processamento da declaração e o envio da mesma à Receita Federal, haverá um documento formado a partir do resultado deste processamento que é chamado de Extrato da DIRPF. É através deste extrato que você poderá realizar a consulta do Imposto de Renda.

Assim, veja, a seguir, algumas orientações sobre como consultar o Imposto de Renda para Pessoa Física:

Gere o código de acesso:

Este é o primeiro passo para se consultar o Imposto de Renda. Entre no site da Receita Federal, clique na opção “Atendimento Virtual (e-CAC)” que está do lado direito do site.

Em seguida, escolha a opção “Geração do Código de Acesso para o Portal e-CAC”. Este código irá permitir que o contribuinte tenha acesso aos diversos serviços disponíveis no site, entre eles a consulta ao Extrato do DIRPF.

Escolha a geração do código de acesso para o seu caso, que poderá ser para Pessoa Física. Você será levado a uma tela em que precisará digitar seus dados de CPF, Data de Nascimento e precisará digitar os caracteres que surgirem na imagem em destaque. Clique, posteriormente, em “Avançar”.

A seguir, digite os dados solicitados e os números de Recibos do Imposto de Renda e siga as instruções para gerar sua senha. Agora você terá o seu código de acesso e também uma senha personalizada. Guarde estas informações em local seguro.

Vale lembrar que este código de acesso é válido por 2 anos e que este será revogado automaticamente após este período. Você poderá gerar um novo código de acesso, caso seja necessário, a qualquer momento;

Faça a consulta do Imposto de Renda:

Para realizar a consulta do Imposto de Renda, basta acessar o centro virtual de atendimento (e-CAC), digitando os dados que você gerou acima, tais como o seu CPF, o código de acesso e a senha.

Dentro desta área, basta, então, consultar o Extrato DIRPF que irá lhe informar as eventuais pendências que deixaram sua declaração em malha fina, as quotas de imposto que estão sendo pagas, além de eventuais débitos em atrasos e quaisquer outras informações pertinentes à sua declaração;

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.