Prova OAB: Saiba tudo sobre a avaliação!

Prova OAB: Saiba tudo sobre a avaliação!

A prova da ordem dos advogados do Brasil é uma referência no mundo jurídico, e se tornou a melhor forma de avaliar o bacharel em direito de acordo com os conhecimentos básicos que a profissão irá cobrar do futuro advogado. A prova da OAB pode ser realizada por qualquer estudante de direito em qualquer momento do curso, porém a validação da inscrição só acontece quando o aluno está no mínimo no 9º período. Ou seja quem ainda não está no penúltimo ano do curso pode realizar a prova da OAB apenas como um teste. A prova é realizada todos os anos e você pode tentar quantas vezes quiser.

Como funciona a prova da OAB?

A OAB é uma prova que habilita o bacharel em direito a advogar, por isso não existe concorrentes nela, uma vez que todos que passarem poderão trabalhar, ou seja a prova da OAB não é um concurso público em que você concorre a uma vaga de emprego e sim uma avaliação da sua aptidão para exercer a profissão de advogado.

A prova é constituída de 80 questões, onde você deve acertar no mínimo 40 questões, na primeira fase. Já a segunda fase, que vale 10 pontos, você deve ter no mínimo 6 pontos para a aprovação final. A primeira fase da OAB conta com questões objetivas, onde deve-se marcar a alternativa correta. Na segunda fase o candidato deve escolher uma matéria que tenha maior afinidade, penal, cível, por exemplo. Dessa matéria será elaborada a prova dissertativa. O candidato deve tirar pelo menos 60% do valor total da prova da segunda fase da OAB

Matérias da primeira fase da OAB

A primeira fase da prova da OAB cobra conhecimentos de 17 matérias, estudadas ao longo do curso de direito. Cerca de 25% do valor total da prova é composto por questões da matéria de ética. Todas as matérias que caem no exame são:

  1.     Ética profissional;
  2.     Direito Constitucional;
  3.     Direito Internacional;
  4.     Direito Empresarial;
  5.     Direito do Consumidor;
  6.     Direito Civil;
  7.     Direito Processual Civil;
  8.     Direito Administrativo;
  9.     Direito Tributário;
  10.   Direito do Trabalho
  11.   Processo do Trabalho;
  12.   Direito Ambiental;
  13.   ECA; Estatuto da criança e do adolescente
  14.   Direito Penal;
  15.   Processo Penal;
  16.   Direitos Humanos;
  17.   Filosofia do Direito

Segunda etapa da prova da OAB

A segunda etapa da prova da OAB é composta por 5 questões subjetivas, sendo que 4 questões são discursivas e uma um caso prático. O caso prático vale metade do valor total da prova. Ou seja se o candidato zerar o caso prático ele já desclassificado, pois precisava de no mínimo 6 pontos no total da prova para passar.

Na segunda etapa você pode consultar o Vade Mecum durante a prova, além disso você precisa escolher entre as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário, para realizar a segunda etapa da prova da OAB.

Dicas para se dar bem na prova da OAB

Confira algumas dicas para realizar uma boa prova:

  • Fique calmo
  • Não tenha raiva do exame, ele é apenas uma etapa da sua vida profissional
  • Durma bem na véspera da prova
  • No dia da prova não vá com a obrigação de passar.
  • Administre o tempo da prova
  • Preencha o cartão de resposta somente no final

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.