Mitos sobre concursos: Desvendamos todos eles!

Mitos sobre concursos: Desvendamos todos eles!

Para muitos candidatos uma vaga como servidor público significa mais estabilidade, salários melhores e, por isso, mais qualidade de vida. O fato é que os concursos ainda possuem alguns mitos que rondam as mentes dos candidatos, fazendo com que todo o processo seja prejudicado ao final. Para que isso não aconteça com você, conheça os principais mitos sobre concursos.

Não preciso ler o edital

Um mito muito comum sobre os concursos é o fato de que o edital é apenas uma formalidade e que, por isso, não é preciso lê-lo. Esse, entretanto, é um dos maiores erros cometidos por quem realmente deseja a tão sonhada vaga no serviço público já que o edital contém informações cruciais para que todo o processo de seleção aconteça da maneira correta.

Também é no edital que constam informações sobre data de prova, conteúdo programático, qualificações necessárias, pesos e critérios para a aprovação, quantidade de vagas e muito mais. Quando você não lê o edital, você está indo fazer a prova às cegas e grandes são as chances de que você não passe ou, então, de que não seja titulado.

Estudar muito é garantia de aprovação

Outro entre os mitos sobre concursos é que simplesmente estudar muito é garantia de aprovação. Com isso, existem candidatos que estudam mais de 14 horas por dia acreditando que isso será o suficiente para a aprovação.

Embora a dedicação seja um fator muito importante para quem quer ser aprovado, a verdade é que nem sempre a prova é o único fator que conta  ou então nem sempre as disciplinas do conteúdo programático é que garantem a aprovação.

Em concursos com provas físicas, por exemplo, é preciso se preparar para essa etapa, porque apenas ir bem na prova não será o bastante. Já em concursos em que titulações diferentes contam pontos, alguém que teve um resultado pior que o seu na prova pode acabar conseguindo a vaga e você, não.

Não é preciso se dedicar o suficiente

Ao dizer que estudar não é garantia de aprovação surge o mito de que, então, não é preciso se dedicar o suficiente. Especialmente em concursos de nível médio as pessoas têm essa tendência de achar que já sabem o bastante e que serão aprovadas sem grandes esforços.

A verdade é que a concorrência é feroz e se você não se preparar, tenha a certeza que os outros candidatos estão estudando e se preparando para a prova. Por isso, não caia no mito de que já que o conteúdo programático possui matérias básicas e que você considera fácil a aprovação será garantida sem qualquer dedicação.

Se eu for aprovado, serei chamado imediatamente

Outro mito é o de que aprovação no concurso significa titulação imediata. A verdade é que a menos que o concurso seja feito em caráter de urgência, a titulação ainda demorará um tempo para que possam ocorrer todos os recursos de outros candidatos que potencialmente se sintam lesados.

Além disso, muitos concursos são para cadastro reserva, ou seja, mesmo que você consiga uma boa nota você terá que esperar abrir um novo período de titulação para que possa ocupar o cargo pretendido. Essa, inclusive, é uma das informações contidas no edital quando aplicável.

Os mitos sobre concursos normalmente acontecem devido à desinformação ou a ruídos na comunicação em geral. Ao esclarecer esses mitos, você sai na frente da concorrência e tem muito mais chances de conseguir a sonhada aprovação.

 

Post Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.