LinkedIn

LinkedIn

As redes sociais estão cada vez mais acessíveis e com isso elas passaram de apenas instrumentos para lazer e ganharam funções profissionais também. Muitas pessoas utilizam as redes sociais também para procurar empregos e se inserir no mercado de trabalho, pensando nisso uma rede social voltada exclusivamente para profissionais foi criada. Conheça agora o LinkedIn e saiba como utiliza-lo para alavancar sua carreira.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social de cunho profissional, o  perfil cadastrado funciona como uma espécie de currículo, onde o candidato coloca suas experiências, habilidades, informa dados pessoais, dados para contato, emprego atual, formação acadêmica, especializações, competências, cursos, trabalhos voluntários e informações sobre o que espera para seu futuro profissional.

O objetivo do linkedIn é ajudar que profissionais de todo os lugares sejam conectados por interesses em comum.  No linkedIn é formada uma rede de contatos que podem ser por interesses, empregos ou áreas em comum.  O usuário pode se conectar com profissionais da sua área, com recrutadores, ex professores, colegas de trabalho. Além disso, ele pode receber recomendações sobre trabalhos desenvolvidos, o que ajuda na hora que um recrutador seleciona o seu perfil e vê o que os outros têm a dizer sobre o seu trabalho.

Como usar o LinkedIn da melhor maneira?

Ao contrário de outras redes sociais, o linkedIn tem objetivo estritamente profissional, por isso alguns cuidados devem ser tomados ao usar a rede. No linkedIn o seu objetivo é construir uma imagem profissional, por isso, mensagens fofas, sentimentalismo, ou desabafo de como seu emprego atual é ruim, não são bem vindos no linkedIn. Utilize o mural do linkedIn apenas para assuntos que sejam relevantes profissionalmente.

Empresas também utilizam o linkedIn e os usuários podem segui-la, o que significa que você visualizará em sua Home, todas as informações que essa empresa publicar, inclusive possíveis vagas e processos seletivos.

O linkedIn é bem parecido com o facebook e alguns recursos como o de grupos está presente em ambas redes sociais. Nos grupos do linkedIn ocorrem divulgação de vagas e debates sobre assuntos diversos. Quanto mais você interage em um grupo, mais visto você é, e com isso, mais chances de boas oportunidades podem aparecer.

Dicas para um bom perfil no LinkedIn

A presença de grandes empresas e corporações revela a importância do uso do Linkedin, inclusive muitas empresas recomendam que seus funcionários tenham perfil na rede social, outras no momento da seleção já pedem o perfil do linkedIn.  Por isso é preciso ficar atento a algumas dicas que podem melhorar seu perfil na rede.

  • Faça um perfil atraente, no histórico profissional comece pelo emprego atual (ou o último) e depois os empregos mais antigos. Só coloque ocupações relevantes com sua área atual.
  • Adicione projetos e conquistas, pois isso mostra seu diferencial na função que exerce.
  • Acrescente em seu perfil acadêmico também os cursos extracurriculares.
  • Trabalhos sociais e voluntários também devem estar presentes no seu perfil, pois chama atenção de recrutadores.
  • A foto do perfil deve ter representar como um profissional, por isso evite fotos muito despojadas, com óculos de sol ou fazendo caretas.

Por fim, escrever um texto de apresentação resumindo seu perfil profissional é bom para redirecionar suas futuras conexões, mas lembre-se de não mentir, pois os recrutadores podem facilmente descobrir e você ficará manchado no mercado profissional.

Post Comment