Como imprimir CPF

Como imprimir CPF

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – é um importante documento que todo cidadão deve possuir para que certas ações da vida civil possam ser realizadas. Sem este documento tudo fica difícil para os brasileiros, inclusive trabalhar de carteira assinada.

Fazer a declaração anual de imposto de renda, operar no mercado de ações, comprar ou vender imóveis e ser correntista em bancos passa a ser impossível sem o CPF. Em poucas palavras, podemos dizer que o documento é indispensável.

Onde e como fazer CPF?

Solicitar o cadastro do CPF é uma tarefa fácil. Quem deseja ter esse documento pode procurar vários órgãos de sua cidade, como agências dos Correios, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Para fazer CPF, o cidadão deverá se dirigir até um dos estabelecimentos, de segunda-feira à sexta-feira no horário comercial. Antes de sair de casa, procure sair munido dos documentos necessários para solicitar o serviço.

Pela internet também é possível fazer a inscrição Basta acessar o endereço eletrônico da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ssl/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. Em seguida, preencha o formulário com seus dados pessoais e endereço. Antes de clicar em enviar, verifique se os dados estão corretos.

Como imprimir o CPF pela internet?

Após ter clicado em enviar formulário, será fornecido um comprovante de inscrição com um número de protocolo. Este protocole é para acompanhar o processamento da inscrição na Receita Federal.

Após a conclusão da inscrição, basta imprimir o CPF em sua casa. Quando concluir todos os passos, o número do seu CPF irá aparecer. Para imprimi-lo clique em “Preparar para impressão” e em seguida, clicar em “Imprimir“. Pronto, agora você já sabe imprimir CPF.

Documentos necessários para fazer CPF

Os documentos necessários que devem ser levados a um estabelecimento para fazer o CPF: documento de identidade com foto, o Título de Eleitor ou o protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral.  Esses documentos devem ser levados por indivíduos acima de 16 anos.

Já menores de 16 anos, devem ir acompanhado de um responsável levando documento de identidade da pessoa a ser inscrita, certidão de nascimento ou RG, documento de identificação de um dos pais e documento judicial que comprove a guarda do menor.

Consultar a situação do CPF é um procedimento mais fácil ainda. Quem deseja fazer esse serviço, basta acessar o site da Receita Federal para verificar eventuais pendências do documento.

Post Comment