Dinâmica de grupo: Como se dar bem

Dinâmica de grupo: Como se dar bem

Depois de atualizar seu currículo, enviar para a vaga pretendida, passar na primeira etapa do processo seletivo você ainda precisa fazer uma dinâmica de grupo, aonde os avaliadores não irão apenas avaliar você individualmente, como também irão avaliar você junto com os outros candidatos. Muitas pessoas têm medo da dinâmica de grupo por não saber como agir nela, o que dizer ou não, como se portar. Conheça agora algumas dicas para você se dar bem em uma dinâmica de grupo.

A primeira coisa a se fazer é conhecer sobre a empresa na qual você deseja trabalhar, se você tiver algum conhecido que trabalha ou já trabalhou nela, pergunte como foi o processo seletivo que ele participou, ele pode lhe dar dicas importantes, mas lembre-se de que cada processo seletivo é único, algo que deu certo para seu amigo, pode não dar certo para você.  Confira mais dicas abaixo:

Fique tranquilo

A dinâmica de grupo não é nenhum bicho de sete cabeças, quanto mais tranquilo você estiver, mais fácil será para você entender as atividades propostas. Quando você está muito nervoso, pode não entender direito o que lhe e pedido para fazer, respire fundo, quando sentir que está ansioso, e tente relaxar, lembre-se que isso irá passar logo, é apenas mais uma fase.

Seja comunicativo e interaja

Por mais tímido que você seja, em uma dinâmica de grupo os avaliadores querem conhecer você melhor, por isso se esforce para interagir da melhor maneira possível.  A sua voz deve ter um volume médio, nem alta, nem baixa demais, evite gírias e expressões muito coloquiais. Entenda o que está sendo proposto na dinâmica de grupo, entre no contexto e participe. Mas não vale dizer algo aleatório apenas por falar, tenha certeza de que você está no mesmo assunto que todos.

Lembre-se de que não está sozinho

A dinâmica de grupo serve para que a empresa conheça os candidatos, mas também serve para ver como eles agem em equipe, respeite os outros candidatos, você não precisa “atropela-los” para mostrar que está presente. Espere a sua deixa para entrar no assunto. Saber ouvir os outros é muito importante, principalmente se o cargo desejado exija que você trabalhe em equipe.

Postura e vestimenta

Sempre existe uma dúvida sobre como se portar em uma dinâmica de grupo, assim como o que deve ou não vestir durante essa etapa do processo seletivo. Tente não ficar mexendo muito na cadeira e nem fazer gestos muito bruscos, e tenha cuidado como você se senta, pois muitos avaliadores notam também esses detalhes, uma vez que o corpo também é uma forma de comunicação não verbal.  Quanto ao jeito de se vestir ele está muito relacionado a sua personalidade, você não precisa, nem deve, encanar outra pessoa durante a dinâmica de grupo, até porque se você for contratado não conseguirá manter um personagem a vida toda. As roupas devem demonstrar a sua personalidade, mas sem exageros, nesses casos vale a regrinha do menos é mais.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.