Currículo Lattes – O que é?

Currículo Lattes – O que é?

Muitas pessoas só ouvem falar em currículo lattes quando entram no ensino superior e necessitam de utilizar a plataforma, seja para colocar suas experiências acadêmicas, seja para procurar pesquisadores. Porém muitos têm dificuldades na hora de criar o seu currículo lattes.  Primeiramente vamos saber o que é o currículo lattes e para o que ele serve.

O currículo lattes faz parte da plataforma lattes desenvolvida para o CNPq e utilizada pela CAPES e por instituições de ensino. Ela serve como um sistema de informação curricular de estudantes e pesquisadores.

O currículo lattes é obrigatório para todos os bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado, de iniciação científica, orientadores, sem o currículo lattes não é possível realizar pagamentos e renovações de bolsas vinculadas ao CNPq e a CAPES.

Ao contrário do Curriculum vitae, que pode ter vários modelos, o currículo lattes possui um padrão, com o objetivo de gerar um modelo único de informação, visando racionalizar o processo de captura de dados no sistema federal de educação em ciência e tecnologia, possibilidade a extração de informações do Currículo Lattes e geração de informações para o mesmo a partir de sistemas corporativos das universidades.

Passo a passo Currículo Lattes

Criar o currículo lattes gera muitas dúvidas, por isso confira um passo a passo para facilitar quando for criar o seu.

  1. Vá até o site http://www.lattes.cnpq.br ( esse link vai direto para a plataforma do currículo lattes)
  2. No canto direto clique em “cadastrar novo currículo”.
  3. Uma nova janela será aberta (por isso permita pop up no seu navegador)
  4. Selecione sua nacionalidade e depois preencha os campos de email, senha e confirmação deles. Digite os caracteres do site e clique em próxima.
  5. Preencha todos os campos de informação pessoal. (os dados referentes a passaporte são devem ser preenchidos por estrangeiros).
  6. Se quiser insira uma foto em seu currículo lattes. (Lembre-se a foto do seu currículo deve ser mais formal)
  7. Nessa etapa você tem duas opções: Se for estudante deve preencher o campo endereço residencial, se for pesquisador preencherá o campo endereço da instituição.
  8. Na aba formação acadêmica você deve colocar os todos os dados escolares, desde o ensino fundamental até o ensino superior.
  9. A próxima etapa é a de atuação profissional, só preencha caso você tenha desenvolvido algum trabalho que tenha relação a sua área de atuação.
  10. Por fim coloque seu nível conhecimento em idiomas.

A ferramenta para criar o currículo lattes é bastante intuitiva, mesmo depois de preencher todos os dados você pode atualizar o seu currículo de acordo com sua evolução acadêmica e de pesquisas.

Histórico do Currículo Lattes

Atualmente o currículo lattes é uma boa ferramenta para buscar informações sobre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, sejam eles doutores, mestres ou estudantes de graduação. Confira um breve histórico sobre essa plataforma:

1993 a 1999: formulários em papel, sistema em ambiente DOS e sistema de currículos específicos para credenciamento de orientadores.

1998 a 1999: levantamento junto a consultores ad hoc visando estabelecer um modelo de currículo.

Maio de 1999: compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação.

Agosto de 1999: lançamento do Sistema de CV Lattes.

2002- O currículo lattes passa a ser obrigatório para todos os pesquisadores, independente de seu grau de formação.

 

Post Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.