Concursos pouco concorridos: O que faz um concurso ter poucos concorrentes? Quais são eles?

Concursos pouco concorridos: O que faz um concurso ter poucos concorrentes? Quais são eles?

Os concursos públicos são vistos como provas extremamente concorridas, e muitas pessoas até desistem de fazer as provas por acharem que sequer vão conseguir se classificar. Porém, alguns concursos são considerados como sendo de baixa concorrência e isso pode facilitar a vida de muitas pessoas que querem ingressar na carreira pública. A seguir iremos falar que concursos são esses, as especificações destes concursos e também como se preparar para eles.

O que faz com um que um concurso seja pouco concorrido?

O nível de concorrência de um concurso é medido pelo número de pessoas que se candidatam por vaga, ou seja a relação de vagas disponíveis com o número de pessoas que irão fazer a prova. Mas o que faz com que um concurso público tenha essas características? Explicaremos a seguir:

Nível de especificidade:

Quanto mais específica é a área de atuação das vagas ofertadas naquele concurso, a sua concorrência tende a ser menor, já que existem menos pessoas aptas a concorrer por essa vaga. O mesmo acontece com vagas voltadas para cursos mais incomuns.

Quer ficar por dentro de tudo sobre os concursos públicos abertos no Brasil? Então acesse o site na Nova Concursos e veja por exemplo como se preparar com antecedência para o concurso Embasa.

O contrário acontece com concursos muito amplos, como por exemplo as provas voltadas nível médio que geralmente é mais concorrido. Isso acontece porque existem muitos concorrentes que já concluíram o ensino médio e por isso estão aptos a pleitear uma vaga.

Se você possui uma formação específica a nossa dica é que você busque por esses concursos.

Local da vaga:

Um outro fator que pode determinar o nível de concorrência de um concurso é a sua localidade. Você já deve ter ouvido falar de alguma prova nos confins do Amazonas que paga super bem e é pouco concorrida, né? Isso é muito comum em cidades do interior em que existem poucas pessoas interessadas em irem trabalhar lá e por isso as vagas costumam oferecer um salário melhor para atrair mais candidatos, porém em muitos casos os concursos continuam sendo pouco concorridos.

O mesmo não acontece em grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio de Janeiro, em que existem muitas pessoas interessadas em morar nessas localidades.

Por isso, se você tem disponibilidade em mudar sozinho ou com a sua família para uma cidade do interior do Brasil, vale a pena conferir quais as vagas que estão disponíveis nesses lugares. Outra dica é verificar se esse concurso permite transferência, possibilitando que você fique um tempo no interior e depois retorne para uma cidade maior de sua preferência.

concursos pouco concorridos

Dê atenção para os concursos com poucas vagas:

Essa dica parece um pouco estranha, mas irei explicar: concursos que oferecem menos vagas tendem a ser menos concorridos porque menos pessoas se inscrevem neles exatamente pelo número baixo de vagas ofertadas. Como as pessoas acham que será muito difícil passar elas nem chegam a se inscrever!

Concursos para criação de um cadastro de reserva:

Outro tipo de concurso que costuma atrair poucos candidatos são aqueles voltados para a criação de um cadastro de reserva. Acontece que muitas pessoas estão em busca de uma vaga o mais rápido possível, mas se você não está com tanta pressa assim e pode esperar um pouco mais até ser convocado, esse tipo de prova pode ser interessante para você.

Mas, que concursos são esses?

Fizemos uma pesquisa e encontramos alguns concursos que atendem um ou mais requisitos anteriores e por isso são considerados pouco concorridos, como por exemplo:

  • BNDES
  • Ancine
  • ANA
  • Conab
  • DPU
  • Fundação Biblioteca Pública Nacional
  • dentre outros…

 

 

 

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.