Motivação: Como não desanimar de passar em concurso

Motivação: Como não desanimar de passar em concurso

Depois de algumas provas realizadas e de encarar alguns fracassos, quem vive a vida estudando para concursos públicos pode começar a se questionar se é isso mesmo que quer para sua vida ou se é uma carreira que vale mesmo à pena. Manter a motivação nesses momentos é importante, já que pode ser aquele último curso de redação que fará toda a diferença na próxima prova, ou pode ser que você esteja prestes a passar e não o faça por ter desistido. Nesse artigo estão reunidas algumas dicas de como não perder a motivação

De olho no objetivo

Se você deseja muito um cargo no funcionalismo deve ter uma razão bem forte, já que se envolver em uma rotina de estudos e exercícios sem algo a se alcançar não é a atividade favorita de muitas pessoas. Defina o que te atrai, no geral, em um concurso. É o bom salário? Pense no que poderá realizar com um bom salário que já receberá assim que for contratado. Você precisa dos benefícios? Tente perceber como eles serão importantes para você e sua família terem um bom plano de saúde, por exemplo. Você quer trabalhar na sua área de graduação? Um dos maiores benefícios dos concursos é justamente esse, o fato de oferecer vagas para diferentes tipos de graduação.

Cuide de si

Quando se tem um objetivo em mente, como passar em um concurso ou no vestibular, a rotina pode começar a vencer sua motivação com o tempo. Para que isso não aconteça, planeje seu tempo de modo inteligente. Separe nem que seja algumas poucas horas no fim de semana para relaxar um pouco, sair, comer uma sobremesa gostosa ou conversar com os amigos. Não se esqueça de manter sua saúde em bom estado, se alimentando de modo equilibrado e tendo boas horas de sono. Afinal, é difícil passar em um concurso se estiver derrubado por uma gripe.

Perceba onde está errando

Se for reprovado, tente não culpar o concurso, o curso preparatório ou o material que utiliza. Tente olhar criticamente para sua própria rotina e perceba onde você pode estar falhando. Você estuda as matérias básicas com frequência? Deixa alguma matéria de lado por que gosta menos dela? É reprovado sempre na mesma disciplina e ainda não reforçou suas revisões da mesma? Se faça essas perguntas até entender qual matéria pode estar sendo um obstáculo na sua vitória.

Trabalhe seus pontos fracos

Essa é uma continuação da dica anterior. Se você não gosta ou tem dificuldade em uma matéria, ela deve ser a mais estudada. Afinal, isso pode fazer a diferença entre a aprovação ou reprovação, e se você estudar regularmente as matérias que gosta, naturalmente irá bem.

Acredite no seu potencial

Antes de torcer o nariz para esse tipo de conselho, procure compreendê-lo primeiro. Algumas afirmações serão chave para que você persista nessa empreitada:

  • Você é totalmente capaz de alcançar seus objetivos;
  • Não deixe que o desânimo te faça regredir;
  • Você já percorreu um longo caminho, só falta alcançar a linha de chegada!

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.