Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo

O currículo pode ser a porta de entrada para muitos empregos, por isso, é importante se dedicar nessa tarefa, afim de conquistar as melhores vagas. Antes de enviar o seu currículo para uma vaga é impostante que você reflita sobre as vagas que você deseja concorrer, que você pense sobre as suas habilidades e competências e as defina bem.

Outro exercício que você pode fazer é responder as seguintes perguntas: O meu recrutador vai se interessar pelo meu currículo? Ele vai levar a leitura até o final? Quais são as chances de eu ser convocado para entrevista? O que o contratador quer ver no meu currículo?

Confira a seguir as nossas dicas para construir um bom currículo:

Reserve um tempo para fazer o seu currículo

A nossa primeira dica parece óbvia, mas acredite: fazer um bom currículo demora algumas horas e exige que você tenha paciência e dedicação. Você vai precisar reunir informações e organizá-las, por isso esteja ciente que vai demorar um certo tempo. Não tenha pressa!

Erros de português: nem pensar!

O seu currículo pode ser ótimo, como ótimas experiências profissionais e boa formação, mas, se tiver um erro de gramática, todo seu esforço pode ir por água abaixo. Por isso é importante que você faça uma boa revisão textual, gramatical e de concordância, para não deixar passar nenhum deslize. Para isso, o corretor do Word pode ajudar ou você também pode pedir ajuda para um amigo, para que ele releia e indique possíveis problemas. Essa revisão deve acontecer várias vezes!

Organize as informações

Um bom currículo possui as informações bem organizadas. Isso é importante pois reflete como você é na sua vida profissional: uma pessoa organizada possui um currículo organizado.

Também é preciso que você hierarquize os dados contidos no currículo. O que é mais importante na sua carreira? Uma experiência internacional ou uma experiência como voluntário? O que você considerar mais importante deve vir com mais destaque.

Dê atenção especial às suas informações de contato

O recrutador precisa saber como vai entrar em contato com você, por isso é importe que os seus dados de contato estejam em destaque no currículo. Você pode usar uma fonte diferente, ou colocá-las em negrito, bem no começo do texto.

Outra dica importante é: mantenha os seus dados atualizados! Muitas pessoas mudam o endereço ou o número do telefone e se esquecem de alterar no currículo.

Fique atento aos pré-requisitos da vaga que você deseja concorrer

Antes de se candidatar à alguma vaga, primeiramente, você deve conhecer o que ela pede, quais são os pré-requisitos e exigências. Sabendo isso, você direciona as informações do seu currículo para valorizar as características e competências que a vaga pede. Esse é um ponto importante porque o ideal é que você ofereça o que o seu contratador está buscando.

Não exagere!

Seja ponderado tanto na quantidade de informações, tanto na maneira de colocá-las no currículo. O ideal é que ele tenha entre uma e duas páginas, e que você não use mais do que dois tipos de fontes diferentes na escrita. Também não é preciso usar muitas cores.

Quer saber mais? Temos um curso pra alavancar seus conhecimentos! Confira!

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.