Alistamento Militar

Alistamento Militar

O alistamento militar é uma prática que acontece no Brasil desde 1908, e se trata de um ato obrigatório que deve ser feito por todo cidadão brasileiro do sexo masculino que tenha completado 18 anos.

Esse é um processo que acontece em fases: a primeira delas é exatamente o alistamento, que nada mais é que uma maneira de o jovem se colocar disponível ao Governo Federal para a prestação de Serviço Militar. Posterior a isso, acontece a fase de seleção, em que o jovem pode ser dispensado e receber Certificado de Dispensa de Incorporação ou ele pode seguir no processo. Os que continuam no processo são submetidos à uma série de exames físicos, morais e psicológicos, e se forem bem colocados são convocados para o Serviço Militar e passam a servir nos quarteis. A dispensa pode acontecer por vários motivos, como por exemplo, alguma deficiência física ou mental, se o jovem possui alguma doença que impede que ele realize as atividades, como asma ou bronquite.

O jovem que estiver em serviço militar recebe uma remuneração de um salário mínimo por mês. Outra dica importante: o Serviço Militar conta como tempo de serviço no cálculo da aposentadoria. Dentre as atividades, o jovem passa por uma formação militar básica, e depois pode se especializar em uma das áreas disponíveis, como por exemplo, manuseio de armamento, logística, entre outros. O Serviço Militar dura em torno de um ano.

Qual o período para realizar o alistamento militar?

O período para alistamento é seis meses, sendo que o jovem deve se dirigir á Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência no período entre 1º de janeiro e o último dia útil do mês de junho. No caso de não comparecimento à junta ou atraso no alistamento, será gerada uma multa que custa entre R$1,50 e R$2,00, a ser paga no Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal.

Se ao completar 18 anos o jovem estiver morando no exterior, ele deve procurar pela embaixada brasileira do país que reside, e ao retornar ao Brasil, procurar por uma das unidades da Junta de Serviço Militar para regularizar a sua situação.

Quais documentos devo levar no momento do alistamento?

Ao se dirigir à Junta de Serviço Militar você deve estar portando os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade
  • Comprovante de residência
  • Duas foto 3×4 recente

E se eu não me alistar?

Por ser um ato obrigatório, aquele que não fizer o alistamento militar no prazo determinado pelo Governo Federal fica impedido de:

  • Obter passaporte
  • Ser contratado em empresas
  • Matricular-se em cursos, universidades e escolas
  • Inscrever-se ou ocupar cargos mediante concurso público
  • Obter carteira de trabalho

A comprovação do alistamento militar é solicitada em todos os casos acima, esse documento é chamado de Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Como funciona o alistamento militar para mulheres?

Como já dissemos, o alistamento militar só é obrigatório para pessoas do sexo masculino. Se você é mulher e ainda assim deseja ingressar nas forças armadas, deve prestar concurso público, disponível para níveis médio e superior.

Post Comment