Treinee: O que é? Como funciona?

Treinee: O que é? Como funciona?

 

O interesse das empresas por jovens recém formados ou ainda durante a graduação no ensino superior tem ficado cada vez maior. Esse interesse se justifica pela possibilidade de envolver esses jovens em programas de treinamento, estruturados de tal forma que farão deles os profissionais que a empresa necessita no futuro. Universitários e recém formados de todo país interessam-se pela possibilidade de virem a ser treinees e, além de se desenvolverem profissionalmente, o fazerem mantendo o foco na posição que ocuparão no futuro. Se quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue a ler.

O que é?

O treinee é um funcionário de uma empresa que participará de um treinamento, por meio do qual ele se relacionará com diferentes setores e aprofundará os conhecimentos sobre o negócio realizado, conhecendo melhor o mercado e as necessidades do cliente. O objetivo final desse treinamento é colocar esse jovem formado ou em formação universitária já em um alto cargo voltado para liderança, depois de passar algum tempo servindo em funções técnicas.

Ao mesmo tempo em que o treinee irá aprender o máximo possível sobre a empresa e os serviços que ela realiza, ele também estará sendo observado por seus superiores para que seus pontos fortes sejam descobertos e utilizados em operações importantes, além de servir para observar seu crescimento profissional. O treinamento pode durar até dois anos.

As empresas avaliam os próprios treinees de diversas formas, e durante o treinamento com certeza ele passará por provas que testarão respectivas áreas de conhecimento. Como exemplo, podemos citar a capacidade de relacionamento e comunicação (com outros funcionários e seus superiores), a flexibilidade para se adaptar a diferentes situações, a qualidade de tudo que ele desenvolver, etc.

Como ser treinee?

Para ser treinee é necessário participar de um processo seletivo específico. Grandes empresas costumam anunciar a abertura das inscrições para a contratação de treinees, que chegam a ter uma concorrência imensa por conta das boas oportunidades. O processo seletivo é separado em etapas, e costuma estar dividido na inscrição, testes online para verificar a proficiência em idiomas estrangeiros, dinâmicas em grupo, entrevista pessoal e ainda um encontro com gestores. Antes de se inscrever, você deve observar os pré-requisitos que a empresa exige: o conhecimento de algum idioma específico, formatura até uma data limite, etc.

Como se destacar?

Os setores de RH procuram características específicas nos candidatos, e algumas delas podem realmente fazer a diferença no processo seletivo, te destacando dos demais. Alguns exemplos:

Ter sido/ser estudante de uma universidade federal – As universidades federais do país além de detentoras de títulos de melhores instituições de ensino, também contam com uma grande parcela de prestígio.

Ser fluente em mais de uma língua – O inglês é quase obrigatório, então ser fluente em ainda outra língua, em especial espanhol, francês ou italiano, é essencial.

Ter feito uma iniciação científica – Esse projeto realizado durante a graduação conta muitos pontos a seu favor contra a concorrência.

Ter praticado algum trabalho voluntário – Isso demonstra que você põe seus ideais em prática e te coloca em vantagem.

 

One Response to "Treinee: O que é? Como funciona?"

  1. Gostei muito,gostaria de me candidatar em algum dos estágio dentro da minha formação,
    De Gestão Ambiental/Cursando Assistente Administrativo.

    Reply

Post Comment