Como conseguir o primeiro emprego

Como conseguir o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego nem sempre é uma tarefa fácil. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a existência de empregos que demandam uma qualificação elevada ou muita experiência tem se tornado cada vez mais frequentes. A pergunta que surge nesse momento é: como conseguir o primeiro emprego no mercado de trabalho atual?

A pessoa, geralmente uma pessoa jovem, que está em busca do primeiro emprego possui  muitas vontades e muita energia para contribuir para a sociedade e para o mundo, além de também necessitarem adentrar no mercado de trabalho e para isso precisam levar em consideração uma série de elementos.

Como fazer o currículo para conseguir o primeiro emprego?

Como fazer o currículo para conseguir o primeiro emprego é uma dúvida de muitos jovens que querem se lançar no mercado de trabalho. Eles costumam não ter ciência até aquele momento de como elaborar um bom currículo para se candidatar uma vaga.

Uma dúvida muito frequente ao elaborar o currículo é a questão da experiência. Muitas empresas exigem uma experiência prévia no cargo e o candidato se questiona como lidar com isso, já que não possui experiência.

Assim como todo e qualquer currículo, o candidato deve colocar dados pessoais relevantes para o empregador, como:

  • Nome
  • Endereço
  • Cidade
  • Estado
  • Estado Civil
  • Telefone
  • Idade
  • E-mail

Essas informações são essenciais para ter um conhecimento de quem é o candidato. Além disso, deve constar no currículo a formação acadêmica, cursos complementares, conhecimentos em informática, objetivos e resumo de qualificações.

Destacamos a seção do resumo de qualificações para o currículo no primeiro emprego pois é um dos aspectos que mais será levada em consideração para uma seleção ou pré-seleção. Deve-se colocar aqui as habilidades e competências do candidato, as suas qualidades e conhecimentos enquanto profissional, pois isso mostra o quanto e como ele pode contribuir.

Uma dica valiosa para quem quer conseguir o primeiro emprego é destacar um dos pontos do currículo que não sejam a experiência, já que ele não a possui. Você sabe algum idioma? Tem bons conhecimentos de informática? Fez algum curso técnico e/ou curso gratuito? O candidato deve reforçar seus pontos fortes para chamar a atenção do empregador.

O currículo deve estar com uma estética impecável, limpo, organizado e sem erros de português. Vale lembrar que o e-mail informado deve ser mais formal, sem apelidos.

Onde procurar o primeiro emprego?

Para quem está procurando o primeiro emprego,  uma dica que vale para ele assim como para os candidatos mais experientes é procurar os postos de atendimento ao trabalhador de sua cidade e fazer seu cadastro. Em muitos municípios há até mesmo algum programa oficial de governo que incentiva o primeiro emprego e facilita para os candidatos.

Sites e plataformas de emprego também são uma ótima pedida. Basta procurar por empregos que não exijam experiência ou que especifique na descrição que se trata de uma vaga para primeiro emprego ou Jovem Aprendiz.

Preparando-se para conseguir o primeiro emprego

Recomenda-se para a pessoa que está tentando conseguir o primeiro emprego investir no maior número de cursos possíveis; cursos de idioma, cursos de informática e todo tipo de curso profissionalizante para que assim possa ampliar as suas chances.

Post Comment