Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: Saiba respondê-las!

Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: Saiba respondê-las!

O nervosismo em uma entrevista de emprego é um dos sentimentos mais comuns nessa situação, e em muitos casos o nervosismo atrapalha a entrevista e atrapalha o candidato a se comunicar e passar a imagem que quer, muitas pessoas perdem oportunidades excelentes de trabalho porque não conseguiram se expressar corretamente durante as entrevistas e se atrapalharam por causa das perguntas e do nervosismo que elas causam.

A solução para se sair bem em uma entrevista de emprego para uma vaga que você tanto almeja está em se preparar com antecedência, estudar possíveis e mais comuns perguntas que são feitas na maioria das entrevistas de emprego pelo mundo. Fizemos uma seleção das perguntas mais feitas e também sugestões de como você pode elaborar as respostas de acordo com seus interesses pessoais.

Vale a pena você prestar bastante atenção na lista que fizemos a seguir e estudar as possíveis respostas que você poderá dar caso essas perguntas surjam na sua próxima entrevista de trabalho. Dessa forma você terá mais chance de ocupar o cargo que deseja na empresa que está em recrutamento.

A melhor seleção das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Se você já participou de diversas entrevistas de emprego deve ter reparado que algumas perguntas podem parecer muito clichês, mas elas são de extrema importância para o recrutador saber realmente se você e seu perfil se encaixam na empresa.

Como você se vê daqui 5 anos? E daqui 10 anos?

Essa é uma pergunta que está sempre presente nas entrevistas e você deve pensar nesses seus objetivos com antecedência, elaborar bem sua resposta. Geralmente nessa pergunta o entrevistador quer saber o seu real interesse em ficar na empresa a longo prazo ou se você está apenas ali para juntar dinheiro e for morar no exterior, por exemplo.

Não é bom você demonstrar que tem interesse em morar fora do país em alguns anos. Demonstre que você quer o seu sucesso profissional e o da empresa conjuntamente. Explane seus objetivos profissionais.

Fale sobre você

Comece respondendo sobre sua formação acadêmica, seus estudos, interesses, seus sonhos e expectativas, inclusive seus hobbies, o que você costuma fazer no tempo livre e etc.

Qual a sua reação em situações de tensão no trabalho?

Nesse momento você deve usar alguma situação e experiência de nervosismo e tensão que já vivenciou em algum trabalho anterior. Demonstre que você manteve a calma e agiu racionalmente para dar solução ao momento. Isso fará com que o entrevistador veja seu potencial para futuras situações no cargo oferecido.

Por que devemos contratá-lo nesta empresa?

Algumas respostas já estão batidas e você não deve usá-las, como: tenho sede de aprender, crescer profissionalmente e etc. Aqui você deve ser criativo, analisar o que as atividades do seu cargo podem contribuir e melhorar o setor ou a empresa como um todo, diga que seu objetivo é o desenvolvimento da organização.

Quais foram suas maiores realizações positivas profissionais?

Nessa hora você deve fazer sua autopropaganda, citar exemplos de feitos positivos para a empresa em que trabalhou. Cite pessoas importantes com quem pode trabalhar e ganhos que trouxe para a empresa.

Quais seus pontos fortes?

Essa é uma das perguntas mais frequentes nas entrevistas. Pense nas suas qualidades, no que seus colegas de trabalho diriam sobre você e seu desenvolvimento profissional, diga sobre o que você gosta de fazer e contribuir.

Quais são seus pontos fracos?

Por favor, não responda perfeccionismo. Essa é a pior resposta que você poderá dar. Ninguém mais acredita nela. Seja sincero e fale seus defeitos e principalmente o que você tem feito para a melhoria deles.

Qual o seu maior sonho?

O segredo para ir a uma entrevista de emprego é sempre a sinceridade. Seja honesto e criativo, o entrevistador saberá se você está sendo sincero. Exponha os seus sonhos e ele saberá se você é a pessoal ideal para aquela vaga.

Como você reagiu ao receber críticas no seu trabalho?

Nessa pergunta o entrevistador quer saber como você lida com críticas, se você sabe recebe-las, se você aceita ter defeitos e, principalmente, se você tem a humildade de entender que críticas são importantes para que você perceba seus defeitos para não cometê-los novamente. O feedback é importantíssimo profissionalmente.

Como você se comporta no trabalho?

Diga características importantes como: comprometimento, pontualidade, organização, seriedade, responsável, criativo, eficaz, dinâmico, que sabe trabalhar em equipe e etc.

Essas são as principais perguntas feitas na maioria das entrevistas, estude bem elas, mantenha a calma, elabore respostas concisas, sinceras e responda com firmeza, mantenha a calma. Isso tudo fará você ir bem à entrevista, não se preocupe.

Confira este vídeo com mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.