Entrevista de emprego: Como se dar bem?

Entrevista de emprego: Como se dar bem?

Na hora de procurar um novo emprego, a expectativa para ir bem na entrevista é algo que atormenta muita gente. Quer saber como se dar bem? Confira nossas dicas!

Se prepare antes

Grande parte do nervosismo nas entrevistas de emprego pode ser resolvido com um pouco de preparação. Separe as perguntas mais prováveis a serem feitas nesse encontro, como por exemplo, sobre suas experiências, quais suas metas para o futuro, o que você está fazendo para chegar lá, etc. Com as perguntas em mãos, pratique em frente ao espelho em voz alta até que se torne algo natural. Se necessário, peça ajuda de um amigo também em busca de emprego. Ambos podem revezar entre o entrevistador e o entrevistado e se ajudarem mutuamente.

Conheça a empresa

Não procurar saber sobre a empresa é um erro que muitos candidatos cometem. Antes da entrevista, passe algum tempo investigando o site da companhia para qual deseja trabalhar. Não precisa decorar todos os detalhes sobre como a empresa foi criada, o interessante é que você tenha alguma noção sobre como o negócio funciona, qual seu público alvo e o que eles procuram em um colaborador.

Chegue com antecedência

Chegar duas horas antes só servirá para que você fique muito mais nervoso. Chegue vinte minutos antes: haverá tempo para ir ao banheiro, escovar os dentes se necessário, pentear rapidamente o cabelo e revisar rapidamente seu currículo. É interessante saber também qual o endereço e como chegar ao local da entrevista antes, já que diversos fatores podem contribuir com um possível atraso.

Vista-se de acordo

O melhor é que você se vista de acordo com o que já conhece da empresa, como por exemplo, terno e gravata ou camisa de botões e uma calça de alfaiataria em um ambiente formal e corporativo, ou algo um pouco mais liberal se for em um ambiente mais divertido e jovem. A regra é sempre usar roupas limpas, passadas, sem estragos e manchas visíveis. Lembre-se de se apresentar também com boa higiene: cabelos limpos e penteados, barba aparada, unhas limpas e lixadas, sapatos limpos, etc.

Faça e responda as perguntas certas

Se o processo seletivo é composto por diferentes etapas, a etapa final costuma ser uma entrevista pessoal com cada candidato. Esse é o momento ideal para você demonstrar suas capacidades como profissional e saber alguma informação sobre a empresa. É importante se lembrar de alguns princípios importantes ao responder e fazer perguntas:

  • Não minta sobre suas experiências e formação, você pode acabar desmascarado e perderá a oportunidade;
  • Saiba dosar a humildade. Não diminua seus méritos, mas também não é necessário se exibir;
  • Não se compare com os outros candidatos;
  • Perguntas abrangentes, como por exemplo, “você trabalha bem sob pressão?” devem ser respondidas, de preferência, acrescentando alguma experiência sobre seu antigo cargo.

Dicas gerais

  • Deixe para perguntar sobre o salário ao final da entrevista;
  • Olho nos olhos do entrevistador, e se tiver dificuldade nisso, se foque no topo de seu nariz ou mesmo em seus óculos;
  • Ao apertar a mão de alguém, garanta um aperto firme que envolva toda a mão da outra pessoa.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.