Dinâmicas de grupo: Aprenda como ter sucesso e conquiste sua vaga!

Dinâmicas de grupo: Aprenda como ter sucesso e conquiste sua vaga!

A dinâmica de grupo é uma ferramenta utilizada pelas empresas para que os entrevistadores consigam observar o comportamento dos candidatos em atividades lúdicas ou que simulem situações do dia-a-dia no ambiente corporativo.

Entenda melhor como funciona

Para cada vaga, as empresas têm uma lista de competências comportamentais e técnicas específicas, e por isso não existe uma regra única de como você deve agir numa dinâmica de grupo.

Em algumas atividades, o ideal é que você demonstre liderança, e em outras, que saiba obedecer a regras. Para alguns cargos, você se destacará por demonstrar facilidade em trabalhar em equipe, e outras exigem mais concentração e atenção a detalhes num trabalho mais individual, por exemplo. Então, se você não sabe como a empresa espera que você se comporte, a primeira dica é sempre válida: seja você mesmo, e se comporte como acha que é o certo em cada situação.

Como falamos no começo do artigo, a dinâmica de grupo serve para conhecer os candidatos e escolher aquele que se comportou da forma como a empresa acredita ser a ideal, e não adianta ter um “gabarito” para cada dinâmica e fazer exatamente o que a empresa gostaria de ver, e se comportar de uma maneira completamente diferente, mostrando quem você é de verdade depois que for contratado, né? Mas, apesar de o “gabarito” não funcionar, existem algumas dicas que podem te ajudar a se sair bem!

Dicas para se sair bem

  • Uma boa forma de se preparar para a dinâmica de grupo é conhecer a empresa e o cargo que você vai ocupar, pois isso pode te ajudar a entender que tipo de profissional eles estão buscando. Além disso, os cases da dinâmica costumam falar sobre o negócio e o mercado da empresa, e quanto mais informado a respeito disso, mais facilidade vai ter nas atividades.
  • Quando estiver estudando a empresa, procure saber também como os funcionários se vestem para trabalhar, para escolher o que vestir no dia da dinâmica e parecer adequado.
  • Iniciativa é uma competência bem vista na maioria dos cargos e funções, então mesmo que você seja tímido, não seja o último do grupo a se apresentar.
  • É comum que o entrevistador faça perguntas gerais, como se a dinâmica fosse uma entrevista coletiva. Tente participar e falar sempre que puder, mas não queira aparecer mais que os outros candidatos e nem fale mais que o necessário. Você pode participar balançando afirmativamente a cabeça quando outro candidato disser algo relevante, por exemplo.
  • Qualidade é sempre melhor que quantidade, então se você é tímido ou não sabe o que dizer, não se force a falar mais do que gostaria. Tente falar com propriedade, clareza e desenvoltura, e participar quando você achar que pode realmente contribuir.
  • Essa regra também serve para as atividades: Você precisa se envolver em todas elas, mas não precisa liderar todas as tarefas e nem falar em todas elas. Se você for bom em organização e detalhes, por exemplo, pode se voluntariar a anotar as questões, ou montar o cronograma do grupo, enquanto os outros contribuem com ideias. O trabalho em equipe sempre rende mais quando cada um dá o seu melhor, e as pessoas não precisam ter as mesmas habilidades, e os avaliadores sabem disso.
  • Preste atenção na sua voz para que ela não seja nem muito alta e nem muito baixa, e também na forma como você fala, para evitar erros de português e de concordância verbal.
  • A sua linguagem corporal também vai ser avaliada, então sente-se confortavelmente (sem parecer largado na cadeira), e evite ficar de braços cruzados e balançar muito as pernas e pés, para não demonstrar ansiedade.
  • Tente não avaliar os outros candidatos pela forma como estão vestidos, pelo currículo deles ou pela forma que eles falam. Isso pode fazer com que você fique ainda mais nervoso e te deixar inseguro. Lembre-se que o que você considera bom pode ser visto como ruim pelo entrevistador, e o candidato que mais te ameaça seja o que menos interessa à empresa.

Geralmente a dinâmica de grupo é a primeira etapa de um processo seletivo, e é eliminatória. Mas mesmo que você não tenha mostrado todo o seu potencial nesse momento, o entrevistador pode te convocar para a etapa seguinte, e você terá a chance de se sair melhor na entrevista individual. Então, esteja preparado!

Lembre-se que não ser aprovado não significa que você não tem o perfil daquele cargo, mas sim que os entrevistadores acreditaram que você não era compatível com o que eles precisavam naquele momento. Invista no seu autoconhecimento, tente melhorar os seus pontos negativos e boa sorte na próxima!

Confira este vídeo com mais algumas dicas simples para se sair bem em dinâmicas de grupo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

Post Comment