Como se vestir para entrevista de emprego: Confira nossas dicas!

Como se vestir para entrevista de emprego: Confira nossas dicas!

Estudos comprovam que numa conversa, apenas 38% é conteúdo, ou seja, é o percentual que representa o que você fala. A forma como você fala (tom e impostação da voz, por exemplo) ocupam apenas 7%, e os outros 55% do que o ouvinte recebe de estímulos é visual, ou seja, a forma como você está vestido tem muito mais impacto do que o que você tem a dizer. Saiba mais sobre como se vestir para entrevista de emprego.

Considerando outro estudo que diz que a primeira impressão é formada nos 5 segundos iniciais de uma conversa (antes mesmo de você conseguir dizer a primeira palavra). Esse é o tempo que as pessoas levam para tentar avaliar se pode confiar e respeitar o outro.

Claro que para preencher uma vaga de emprego você precisa ter experiência, conhecimento e competência, e esses fatores foram observados quando o entrevistador avaliou o seu currículo, mas na entrevista os fatores confiabilidade e respeito vão fazer com que você seja julgado positivamente.

Tentando que o visual dos candidatos seja o mais “neutro” possível, para não prejudicar ou influenciar o entrevistador, a maioria dos artigos na internet e profissionais da área de Recursos Humanos e estilo sugerem que o candidato use cores neutras e sóbrias, e vista peças clássicas como camisa branca e terno, por exemplo. Mas essa regra não serve para todo candidato e nem para todas as vagas e empresas.

Enquanto espera o telefone tocar com o convite para a entrevista, você deve pensar na roupa que vai usar no dia, considerando alguns pontos importantes:

Conheça a empresa

O que a empresa que você gostaria de trabalhar faz ou vende? Qual o segmento e o porte dela? Como as pessoas se vestem para o trabalho? Eles têm um dresscode definido? Os funcionários usam uniforme?

Além de responder se pode confiar e respeitar o candidato, o entrevistador precisa “enxergar” o candidato naquela vaga, fazendo parte da equipe, ocupando aquela posição. Uma das coisas que facilita esse processo é você estar vestido de maneira parecida com o resto da equipe.

Todos nós julgamos e somos julgados pela aparência, e quando você se identifica com alguém pela forma como se veste, a comunicação e a aproximação tornam-se mais fácil. Pessoas que trabalham juntas acabam criando um “estilo padrão”, e estudos mostram que isso afeta até na produtividade. Quem não adere a esse “uniforme”, que é um dresscode inconsciente, acaba se afastando e pode se sentir excluído.

Quer outro motivo para “copiar” o estilo das pessoas que você trabalha? Uma pesquisa feita com gestores de várias empresas mostrou que eles gostam de servir de exemplo para os seus subordinados, e que aqueles que se vestem de forma parecida com eles têm mais chance de serem promovidos.

Que cargo vai ocupar?

Todo cargo tem uma lista de competências comportamentais e técnicas. Quando o entrevistador recebe o seu currículo, ele avalia as suas competências técnicas, e na entrevista ele avalia as comportamentais. Se o cargo exige que você seja criativo, se vestir de terno preto e camisa branca, por exemplo, pode parecer incoerente, pois vai criar uma imagem mais rígida.

Tem cargo que exige um grau de formalidade maior que os outros, independente da empresa. Se você é advogado, por exemplo, provavelmente vai usar terno num escritório de advocacia ou numa agência de publicidade. Mas além da profissão em si, você deve levar em consideração se vai ter contato com clientes ou não e se vai ocupar um cargo de liderança.

O seu estilo e personalidade

Dá pra obedecer ao dress code da empresa e seguir o seu estilo na hora de se vestir para a entrevista e para o dia-a-dia no trabalho, mesmo que a empresa tenha um dress code mais rígido.

Se tiver que usar o mesmo tipo de roupa todos os dias, você pode escolher entre uma infinidade de cores, estampas, texturas, tecidos, acabamentos, modelagens e modelos, para usar o que te faz se sentir melhor.

Continuando com o exemplo do terno preto e camisa branca ser contrária a imagem de alguém criativo: Vamos considerar que você seja criativo e tenha um estilo moderno e jovem, mas vá ocupar um cargo de liderança ou vá trabalhar em uma área mais formal, como Recursos Humanos. Uma opção seria usar um terno ou blazer em cores neutras coloridas como o cinza, vinho, marrom e azul marinho ao invés do preto e branco.

Não pode ousar muito na cor e nos modelos? Ainda assim, você pode escolher um blazer mais acinturado ou mais compridinho, uma calça mais reta ou mais ajustada, um tecido que te deixe transpirar melhor ou um que amarrote menos, entre outras possibilidades.

A entrevista é o momento de mostrar quem você é, e em época de crise, onde a concorrência é cada vez maior, escolher a roupa certa pode ser um diferencial.

Confira este vídeo com mais algumas dicas que lhe ajudarão:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

 

 

Post Comment