Supletivo EJA: aprenda como funciona!

Supletivo EJA: aprenda como funciona!

 

No passado terminar o ensino básico não era tão necessário, mas agora essa exigência passou a ser grande. Hoje em dia, quem nao se educa acaba perdendo muits oportunidades de trabalho.Praticamente todos os novos empregos exigem a conclusão do Ensino Médio, se você ainda não terminou, saiba que agora é possível com o EJA.

O que é o Supletivo EJA?

O Supletivo EJA (Educação de Jovens e Adultos) proporciona que as pessoas que já passaram da idade para completar o Ensino Médio ou Ensino Fundamental possam estudar. Ele é um sistema do Governo Federal, que existem em várias cidades do Brasil, e pode ser solicitado pelas prefeituras. Esse novo modelo de estudos foi criado em 2009, a partir de um conjunto de pesquisas para melhorar a educação. Suas aulas são lecionadas em escolas da rede pública de ensino.

Para quem é indicado o EJA?

O Supletivo EJA é indicado para as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos durante a idade recomendada. No passado as pessoas começavam a trabalhar muito cedo, pois necessitavam ajudar a sua família, e com isso não conseguiam completar os estudos. As turmas são compostas normalmente por pessoas de idades semelhantes, que são trabalhadores rurais, empregados, ou desempregados, que estão procurando uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho.

Como realizar a matricula no EJA?

As pessoas que desejam entrar no Supletivo EJA devem procurar o site da escola que oferece esse ensino, ou comparecer de maneira presencial na instituição. Então deve ser preenchido um formulário de registro. É necessário apresentar o RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de reservista para homens, e o comprovante do histórico escolar. Com essas informações a escola vai saber quais os estudos que você ainda deve passar para concluir a formação. Após a análise, o aluno será chamado para fazer sua matricula.

EJA EAD

Algumas escolas oferecem aulas do EJA na modalidade EAD (Estudo a Distância), onde o aluno estuda sem sair de casa, ideal para as pessoas que não podem sair de casa todos os dias. Confira mais informações aqui(www.se.df.gov.br), as inscrições devem ser realizadas de maneira presencial. O diploma tem a mesma validade de aulas presenciais.

EJA tem provas?

Quem deseja conseguir o diploma de conclusão dos estudos deve frequentar as aulas e passar por provas. No momento da inscrição o aluno vai informar o que possui de conhecimento, e as provas que ele vai realizar são de acordo com essas informações. São realizados testes para os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Por que participar do EJA?

Hoje em dia para quase todos os empregos é exigido uma formação mínima, e quem não cumprir com o exigido acaba ficando para trás, e inclusive pode perder o emprego, pois a todo momento aparecem jovens com uma formação mais qualificada. O EJA é ainda mais indicado para quem está desempregado, pois dessa forma poderá conseguir um novo emprego com maior facilidade. Além disso, todo novo conhecimento é válido, então se você ainda não conclui o Ensino Fundamental ou Médio, o EJA é a oportunidade que faltava.

Post Comment