Redação para concurso

Redação para concurso

O concurso público é o objetivo de muitos que procuram por estabilidade financeira e profissional. Mas o que muitos temem são as provas e principalmente a redação, que é uma das etapas mais exigentes. Além de ter um bom domínio do português, e da norma padrão de escrita, existem outras dicas para que você se der bem nas redações de concursos. Confira abaixo:

Entenda o tema da redação

Mostre que você realmente entendeu o tema proposto, evite ficar fazendo rodeios e seja direto, se o avaliador perceber que você realmente sabia sobre o que estava escrevendo suas chances de ser bem avaliado melhoram significadamente. Por melhor que seja o seja o seu texto, de acordo com a as regras de ortografia e coesão, ele não será bem avaliado se você fugir do assunto principal.

Faça um texto que respeite a norma culta padrão

Em qualquer avaliação de redação, seja para concurso ou não, a norma culta é um dos itens mais importantes. Tenha certeza que seu texto está de acordo com a norma exigida, pois é muito dificil que se consiga uma boa nota em uma redação em que você não demonstra domínio de temas gramaticais como regência e concordância.

Texto fácil de ler

Um a redação, principalmente para concurso, que seja clara e fácil de ler é melhor avaliada, por isso escreva períodos curtos, o que facilita muito, mas não se esqueça de fazer o número mínimo de linhas exigidas e de ter certeza de que seu texto está completo.

Utilize conectores para melhor articular suas ideias

Um texto bem estruturado tem argumentos que se completam, por isso o uso de conectores, da maneira certa, como “isto é”, “embora” e “até mesmo”  é um dos recursos que ajudam  a redação a ter as ideias interligadas.

Não generalize sua redação

As redações dissertativas argumentativas querem a sua opinião, mas nem por isso você deve generalizar os assuntos. Quando for emitir algum tipo de julgamento, o certo é evitar simplificações ou exageros, não afirme que em um certo grupo todos têm o mesmo ato, diga que a grande maioria pode agira da mesma forma. Assim você deixa margem para que o leitor faça seus próprios julgamentos sobre o fato.

Pondere suas afirmações

Se você não é especialista em determinado assunto, não afirme com 100% de certeza, pois os avaliadores saberão que você está errado e isso prejudicará a sua nota.

Não use frases comuns ou clichês

As frases populares muito usadas ou as expressões clichês não impressionam na hora da correção das redações de concursos, por isso tente ser o mais original possível. Os avaliadores preferem textos mais claros, mas que dê para perceber que foi feito de forma única.

Conhecimento do que está escrevendo

Além das suas habilidades linguistícas, saber escrever as palavras corretamente e fazer uso da normal padrão culta, os avaliadores também olham se você sabe sobre  que está falando.Por isso leia tudo que possa estar relacionado ao concurso que você irá prestar, isso ajuda na hora da redação. A bibliografia presente no edital do concurso também é importante, se você ler o que está sendo recomendando, suas chances de se dar bem aumentam.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.