Plano de estudos para concursos: O que é? Como montar?

Plano de estudos para concursos: O que é? Como montar?

Na hora de estudar para concursos públicos pode bater aquela dúvida: é certo que você precisa de organização para seu trabalho render, mas como exatamente fazer isso? Foi pensando nessa dúvida que alguém teve a ideia brilhante de montar um plano de estudos de modo a otimizar o tempo e aumentar sua produtividade. Mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre o plano de estudos. Por isso mesmo, esse artigo busca esclarecer suas dúvidas e indicar como montar o seu.

O que é um plano de estudos

Basicamente, o plano de estudos é um meio de “estrategizar” seu tempo e como ele deve ser investido em diferentes matérias, revisões e exercícios. Um plano de estudos é basicamente uma planilha que define dias, horários e matérias a se estudar, assim com os momentos de descanso. Um plano de estudos genérico não é válido, pois cada estudante precisa definir o peso das matérias, separando aquelas em que têm bom domínio das mais complicadas; além de que nem todas as pessoas têm os mesmos horários disponíveis.

Como montar

Seja em uma planilha no Excel, seja no papel, você precisa dividir sete colunas indicando os dias da semana, de domingo a sábado. Depois, divida-as horizontalmente em intervalos de uma hora ou uma hora e meia, e preencha esses espaços com as atividades que realiza sempre, quase sempre ou ocasionalmente. Por exemplo, se você trabalha das sete às cinco horas, e das seis às oito horas toma banho e faz seu jantar, das oito às onze horas você terá um intervalo onde pode encaixar seu estudo.

Isso não serve apenas para organizar seu tempo, mas se você mora com sua família, define um tempo em que saberão que é melhor não interrompê-lo ou incomodá-lo. Uma boa medida é se afastar de eletrônicos nesse momento, especialmente a televisão e o celular, pois se você acaba de começar a maratona de estudos, pode ser mais fácil procrastinar.

Em seu horário, não se esqueça de incluir o tempo que você gasta no trânsito e tarefas domésticas que você precisa realizar, como lavar roupa ou tirar o lixo, já que isso também toma tempo. Só não tente contabilizar cada minuto do seu dia, deixe algum espaço para o improviso já que a vida não pode ser engessada.

Nos fins de semana, tenha cuidado especial em definir sua quantidade de estudos. Não se esqueça que estudar em demasia e não ter intervalos nunca pode te fazer perder a concentração e te deixar física e mentalmente cansado, te desestabilizando totalmente. Se mesmo assim você acha que deve estudar no fim de semana inteiro também, prefira outras atividades, como: consultar sites e simulados sobre concursos, ler o edital, participar de fóruns sobre concursos nas redes sociais, etc.

Vantagens do plano de estudos

  • Melhor aproveitamento do seu tempo
  • Contribui para aumentar sua disciplina
  • Facilita a colaboração da família
  • Aumenta a produtividade dos estudos, e consequentemente suas chances de passar
  • Organiza sua rotina
  • Potencializa as chances de estudar mais e melhor

Post Comment