Dicas para passar no ENEM

Dicas para passar no ENEM

Muito conhecido pelos estudantes do ensino médio, e principalmente, pelos vestibulandos, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a prova que avalia o desempenho dos alunos nessa faixa. Além disso, desde 2010 o ENEM é usado como exame de seleção no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (MEC), que dá acesso a mais de 200 mil vagas nos cursos superiores nas instituições públicas de todo Brasil.

Também é preciso lembrar que o ENEM é usado como critério para o Ciência Sem Fronteiras, programa também do MEC que envia estudantes para realizarem parte dos seus estudos fora do Brasil. Além disso, o exame também é obrigatório para os alunos que almejam uma bolsa de estudos do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento dos cursos superiores pelo Fies. A aprovação no ENEM também serve como certificado de conclusão do ensino médio para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Agora que você já sabe a importância dessa prova, confira nossas dicas para passar no ENEM.

Conheça a prova

Para que você se saia bem na prova do ENEM é importante que você conheça a prova e como ela funciona. Saiba quantas são as questões, as disciplinas e áreas dessas questões, saiba o tempo de duração da prova, procure saber como funciona a redação. Saber todos os detalhes sobre o funcionamento do ENEM já é um passo a frente.

Você também pode se preparar conhecendo o estilo das questões que caem na prova. Para isso, basta procurar pelas provas antigas e estudar através delas. Também existe a possibilidade de procurar na internet provas que simulem a prova do ENEM, ou seja, os simulados. Essa é uma boa maneira de estudar!

Se possível, faça um cursinho

Um cursinho específico para o ENEM pode te ajudar (e muito!) a se dar bem na prova, já que lá você poderá aprender todo o conteúdo exigido no exame, aprenderá os principais macetes, estará constantemente revendo as matérias e terá a possibilidade de estar em contato com pessoas na mesma situação que você, em um ambiente de troca de experiências e aprendizado.

Fique por dentro de temas atuais

O ENEM é uma prova que cobra do candidato temas atuais e conhecimentos gerais. Isso significa que não basta você saber aquela fórmula química ou as leis da física, é preciso também que você saiba aplicá-las no cotidiano. Chamamos isso de conhecimento aplicado. Além disso, o ENEM cobra que você saiba o que está acontecendo no mundo… você precisa saber um pouquinho da crise hídrica, do conflito armado que acontece no oriente médio.

Dê atenção especial à redação

A redação é a parte que tem o maior peso na prova do ENEM e é também a que exige mais de você na hora da prova. Porém, ir bem na redação não é impossível… você precisa apenas de treino! Pratique o seu texto e saiba escrever corretamente, já que os erros de português podem derrubar a sua nota. Nossa dica é que você faça pelo menos três redações por semana.

A dica de se manter bem atualizado também vale para a redação. É regra: Na redação do ENEM sempre cai um tema da atualidade.

Post Comment