Dicas para passar em concurso

Dicas para passar em concurso

As salas de cursinhos estão cheias de pessoas que desejam a estabilidade e os bons salários oferecidos pelos concursos públicos. Semanalmente são lançados novos editais, que geralmente abrangem diversificados campos de atuação, direcionados para todos os graus de escolaridade, desde o ensino básico, até o curso superior.

Por representarem uma boa oportunidade, os concursos são muito concorridos, mas com dedicação aos estudos e persistência, você também pode conquistar a sua vaga em um concurso público.

Sendo assim, selecionamos algumas dicas para passar em concurso. Acompanhe a seguir!

Esteja motivado!

A primeira dica parece simples, mas é fato que para que você realmente tenha dedicação e não desista no primeiro obstáculo é preciso que você esteja motivado a passar no concurso que deseja, conquistar o emprego dos seus sonhos e a colocação no mercado que sempre almejou.

É preciso ter em mente que a fase dos estudos é passageira e tem data para acabar, enquanto o emprego é para toda vida. Passar em um concurso é um projeto de vida!

Saiba quais são os concursos que você deseja fazer, ou seja, tenha foco.

Cada concurso tem características muito próprias, e por isso, não adianta “atirar para todos os lados”. Tentar todo tipo de concurso sem planejamento e preparação só vai te deixar desgastado e cansado.

O ideal é que você planeje com antecedência os cargos que deseja concorrer e dedique-se as particularidades dessas provas, por isso é importante que você esteja bem informado sobre a prova.

Se for possível, faça um cursinho preparatório

Um cursinho preparatório específico para o concurso que você deseja passar pode te dar uma boa base de conteúdo. Além disso, você conhece pessoas que estão na mesma situação, troca experiência, dicas de estudos…

Dedique-se aos estudos também em casa

Os concurseiros não podem ter folga! As vezes é necessário abrir mão dos feriados, finais de semana e estudar também em casa.

Se você faz cursinho, aproveite os momentos em casa para revisar o conteúdo e fazer simulados de provas. Assim você aproveita o tempo livre e não fica sobrecarregado.

Ficar tenso no dia das provas pode te prejudicar (e muito!)

Sem dúvidas, o momento das provas é o que gera mais tensão, mas se você estiver confiante e preparado, será mais fácil resolver as questões. Tenha em mente que você estudou todo aquele conteúdo.

Já na véspera da prova, é importante que você esteja relaxado. Tire um dia de descanso, distraia a mente com coisas agradáveis e pense positivo! O seu emocional pode ser decisivo para se fazer uma boa prova.

No dia da prova é importante que você chegue cedo ao local de prova, e se o edital permitir, levando uma garrafinha de água, um pequeno lanchinho, e se você julgar necessário, leve também um comprimido para eventuais dores de cabeça.

Ainda sobre o momento da prova: Não insista em questões que você não sabe. Você pode perder muito tempo com elas. E reserve um tempo para preencher o cartão de respostas com atenção.

Aproveite as nossas dicas e boa sorte!

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.