Concerta: Remédio para quem sofre de THDA

Concerta: Remédio para quem sofre de THDA

Concerta é um medicamento usado para o tratamento de Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (THDA), um transtorno neurobiológico com fundo genético, que geralmente inicia-se na infância e acompanha o indivíduo no decorrer da vida. O princípio ativo deste fármaco é a substância cloridrato de metilfenidato, o mesmo da Ritalina, também utilizada para tratar o distúrbio.

O medicamento é distribuído pelo Laboratório Jansen, em caixas com 30 comprimidos revestidos de liberação prolongada, com dosagens de 18 mg, 36 mg e 54 mg. Tem seu uso regulado pela ANVISA, sendo classificado como tarja preta e necessitando de notificação de receita emitida pelo médico para a sua compra.

Benefícios do Concerta

Sua formulação de longa duração possibilita ao indivíduo tomar apenas um comprimido por dia, o que torna o seu tratamento mais prático, sem a necessidade de tomar medicação repetidas vezes ao dia.

No caso de crianças com THDA, esse efeito é muito bem recebido pelos pais, pois elas podem receber a medicação em casa e se beneficiar dos efeitos ao longo do dia, sem precisar levar o remédio para a escola ou depender do auxílio de terceiros, o que torna o tratamento mais eficaz e seguro, prevenindo esquecimentos ou ingestão do remédio em horário equivocado.

Alguns pacientes adultos relataram casos de diminuição de apetite, situação que usaram para modificar sua dieta diária, evitar excessos e perder peso.

Além disso, este é um medicamento que tem um índice de sucesso muito alto! As crianças que possuem os transtornos citados aqui e que fazem a sua utilização correta, podem ter melhoras de até 80% na aprendizagem. Como já sabemos, as crianças que possuem algum trasntorno de desenvolvimento e que não são tratadas adequadamente, acabam tendo um potencial muito maior para viverem à margem da sociedade, tornando-se infratoras ou até mesmo usuárias de drogas.

Outros relatos apontam que os pacientes conseguem prestar mais atenção a suas tarefas diárias, focar-se melhor no trabalho e aprender com mais facilidade.  Em relação ao tratamento de crianças com o distúrbio, é preciso aliar a terapia comportamental ao uso do remédio para garantir melhores resultados.

Contra indicações e efeitos colaterais

O medicamento é contraindicado a pacientes com menos de seis anos de idade por falta de dados conclusivos sobre os efeitos do uso continuado do cloridrato de metilfenidato nessa faixa etária. Pacientes com ansiedade, tensão e agitação acentuadas também devem evitar seu uso, pois pode agravar esses sintomas. Também é contra indicado para pacientes portadores de glaucoma.

O princípio ativo do medicamento, assim como outros estimulantes do sistema nervoso central, pode agravar tiques motores e verbais, sendo necessária uma investigação do histórico familiar antes de iniciar o tratamento. Pacientes que apresentarem comportamento agressivo devem ficar atentos a um possível agravamento durante o tratamento. O medicamento não deve ser utilizado para tratar depressão grave nem para prevenir ou tratar quadros normais de fadiga.

Preço do Concerta

O Concerta não é vendido online, porque se trata de um medicamento de uso controlado e ele é inclusive, sinalizado com a tarja preta, que significa que pode causar dependência. Seu gira em torno de 200 reais.

Enfim, a utilização do Concerta, quando feita nos casos certos trás apenas vantagens e benefícios para a criança. Com isso, seu desenvolvimento é respeitado e ela tem muito mais sucesso em sua vida acadêmica!

Post Comment