Bacharelado e licenciatura: Saiba aqui a diferença entre as duas formações

Bacharelado e licenciatura: Saiba aqui a diferença entre as duas formações

Está em dúvida se faz bacharelado ou licenciatura? Descubra aqui qual dessas formações vai influenciar mais no seu futuro!

O jovem além de ao sair do ensino médio e ter que escolher qual curso vai fazer para ser sua profissão na vida, terá também que escolher o tipo de formação nesse curso, que poderá ser um bacharelado, licenciatura ou mesmo um curso técnico, ou uma extensão. É uma época de muitas escolhas que influenciarão no seu futuro profissional, é bom que se tenha certeza e é imprescindível estudar as opções para fazer a melhor escolha.

Na escolha do curso já são geradas várias dúvidas, mas uma que você já poderá eliminar hoje depois de ler esse texto é a decisão sobre o tipo de formação que o seu curso poderá lhe prover.

Para escolher um bacharelado ou licenciatura você deverá saber exatamente os seus significados, as diferenças e as oportunidades que cada um poderá proporcionar. Se você está em dúvida também o artigo de hoje é para você! A seguir vamos explicar as diferenças entre bacharelado e licenciatura, os benefícios e cada um e assim você poderá ver qual se encaixa melhor nos seus planos.

Não perca mais tempo e veja a seguir!

O que é bacharelado?

O bacharelado é a forma mais optada de formação das universidades pelos alunos. O bacharelado é o nome dado à formação de um curso superior numa faculdade ou universidade com um ensino mais amplo para o mercado, ao formar no curso lhe é concedido o grau de bacharel.

No curso que forma o aluno bacharel, lhe são cabidas matérias de estudos aprofundados para o curso escolhido, porém de forma mais ampla, para que se conheçam todas as margens que o curso poderá lhe dar.

Diversos concursos e vagas de empregos exigem uma formação de bacharel como requisito para ser admitido como funcionário da empresa ou entidade pública. Por isso a formação em bacharel é muito mais procurada que a de licenciatura ou de curso técnico.

A formação em bacharel lhe dá a competência de exercer como profissional da área estudada num campo de trabalho bastante abrangente, por exemplo, um bacharel em direito poderá ocupar um cargo administrativo em uma empresa mesmo sem ser formado em Administração, porque dentro do curso de direito há matérias de administração.

Principalmente os cursos de Direito e de Administração abrem portas e oportunidades em diversas áreas profissionais, por isso esses são os dois cursos mais procurados nas faculdades. Quem se forma em uma dessas áreas abre um leque grande de lugares e cargos que poderá se candidatar e exercer.

De acordo com o MEC – Ministério da Educação o conceito de bacharelado é: “Curso superior que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”

O que é licenciatura?

Licenciatura é uma formação acadêmica em curso superior que lhe dá a licença para lecionar sobre matérias conferidas durante aquele curso. Se você escolher licenciatura, ao final do curso, depois de sua formação você estará apto a dar aulas para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, sobre matérias do seu curso.

Se você fez uma faculdade de História, poderá escolher no começo do curso a forma de bacharelado ou licenciatura. Isso deve ser escolhido no começo do curso e não no final! Porque as matérias se diferenciarão. Ao fazer a faculdade de História com licenciatura, poderá depois dar aulas em escolas de história do Brasil, História das Américas, História Natural e etc.; Você não poderá fazer uma licenciatura no curso de História e dar aula de Matemática, as aulas ministradas deverão ser de acordo com o curso feito.

Para ser um professor em escolas é exigida a formação com licenciatura.

Para ser professor de universidades, faculdades e pós-graduação, não é necessário você ter uma licenciatura, mas é exigido um curso superior com no mínimo um mestrado. Em faculdades os professores devem ser mestres. Em algumas pós-graduações o compor administrativo em seu processo seletivo para funcionários e corpo docente, só aceitam professores com nível de doutorado.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

A diferença básica é que no bacharelado você tem um estudo mais abrangente, e na licenciatura é um estudo mais focado, onde serão adicionadas em sua grade curricular matérias de pedagogia, sociologia e psicologia, tudo para te preparar para ser um professor e lidar bem com os alunos em sala de aula.

Qual devo escolher?

Após estudos sobre a diferença entre bacharelado e licenciatura, você deverá analisar quais os seus objetivos profissionais futuros e fazer a escolha mais adequada com sua personalidade e vontade. Tente pensar na frente e projete no que você se vê fazendo 5 ou 6 anos no futuro, assim ficará mais simples de decidir e ficar satisfeito com a sua escolha.

Para outras dúvidas nos deixe comentários. Até a próxima!

Post Comment