Cursos profissionalizantes: O que são? Vale a pena? Tem certificado?

Cursos profissionalizantes: O que são? Vale a pena? Tem certificado?

Atualmente, existem muitos anúncios de cursos profissionalizantes disponíveis na internet ou mesmo nas ruas de grande movimento. Nessa onda, aparece a dúvida sobre o que são esses cursos exatamente. Para esclarecer essa dúvida, preparamos esse especial com todas as informações necessárias para você não ter dúvidas se um curso profissionalizante é a opção certa para você ou não.

O que são cursos profissionalizantes?

Esses são cursos com conteúdos específicos voltados exclusivamente para o ingresso no mercado de trabalho. Dessa forma, podemos afirmar que os cursos profissionalizantes são cursos para quem tem urgência para trabalhar. Os cursos têm uma duração mais curta que os cursos técnicos ou mesmo que a faculdade, e têm um conteúdo menos abrangente, focando diretamente naquilo que o mercado precisa.

Ou seja, podemos dizer que os cursos profissionalizantes são para quem quer trabalhar e para quem pretende saber o que mercado exige que uma pessoa saiba.

Vale a pena fazer um curso profissionalizante?

Com certeza, se você pretende fazer um curso para trabalhar, o curso profissionalizante é uma excelente opção. De maneira geral, podemos afirmar que os cursos profissionalizantes têm tudo que um curso técnico ou uma faculdade tem, com a diferença de focar exclusivamente no ensino profissional.

Outro diferencial para a realização de um curso profissionalizante é a diferença de salário entre quem tem e quem não tem esse tipo de formação. Segundo pesquisas realizadas em 2014, quem tem um curso profissionalizante ganha em média 11,5% a mais do que quem não tem.

De maneira geral, o curso profissionalizante é uma excelente forma de dar um up na carreira, melhorando seu salário, sua aceitação no mercado de trabalho e sua capacidade de conseguir melhores oportunidades.

Eles têm certificado?

Sim, as instituições de ensino sérias oferecem certificado para seus cursos profissionalizantes. Porém, nem todas as instituições oferecem isso.

Com a busca do mercado de trabalho por profissionais com o curso profissionalizante, aumentou consideravelmente o número de locais que oferecem os cursos profissionalizantes para o ingresso de novas pessoas no mercado de trabalho. Dessa forma, como era de se esperar, começamos a ver um grande número de instituições de ensino oferecendo cursos profissionalizantes para as pessoas.

A grande maioria são instituições são sérias, e oferecem uma formação completa e com todas as aptidões necessárias. Dessa forma, já foram flagradas algumas instituições que não oferecem o certificado para seus alunos, o que pode ser um grande prejuízo para conseguir um emprego melhor.

Ainda assim, se houver a exigência de comprovação do curso, é possível conseguir uma declaração de realização de curso, o que pode valer. Porém, vale à pena pesquisar antes se a instituição onde você tem interesse de realizar o curso oferece ou não o certificado.

De maneira geral, as opções de cursos profissionalizantes são maiores até do que os cursos técnicos disponíveis. Com isso, eles se tornam uma excelente opção para quem pretende melhorar sua posição no mercado de trabalho, conseguindo melhores oportunidades e, dessa forma, melhorando seu salário e o sucesso de sua carreira.

 

 

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.