Cursos gratuitos do Senai

Cursos gratuitos do Senai

Facilitar a inserção do profissional no mercado de trabalho através de uma formação de qualidade. Essa é a missão do Senai, que tem expandido suas metodologias de ensino para atrair e possibilitar a capacitação do maior número de profissionais o possível. E para isso, ela tem oferecido uma série de cursos gratuitos, tanto para o ensino a distância quanto para cursos presenciais.

Vamos falar um pouco a respeito dos cursos gratuitos disponíveis no Senai, e como você pode aproveitá-los para favorecer sua formação, facilitando seu caminho para o sucesso e para o desenvolvimento profissional.

Cursos gratuitos do Senai de acordo com a região

Uma coisa importante é que os cursos oferecidos pelo Senai variam de acordo com a região. Assim, a instituição tenta favorecer as necessidades da região, priorizando seu desenvolvimento social e de capacitação. Principalmente nos cursos presenciais, o ideal é que você confira no site do Senai da sua região quais as opções disponíveis, conhecendo aquilo que pode ser feito e já podendo realizar a inscrição de maneira direta.

Já com relação aos cursos online, existem certas opções também disponíveis apenas para algumas regiões, porém, de maneira geral, a maioria dos cursos disponíveis podem ser feitos por todas as pessoas, e isso independe inclusive da formação profissional que a pessoa tenha.

Para quem pretende mudar de profissão, também é possível realizar cursos diferentes daquilo que já exerce profissionalmente, o que pode ser um excelente opção para uma nova carreira ou mesmo para adquirir novos conhecimentos, que podem ser utilizados como hobby ou mesmo como um projeto futuro para conseguir novas oportunidades.

Cursos Senai Pronatec

Outro ponto importante dos cursos disponíveis no Senai são as opções que o Pronatec trouxe para complementar o portfólio de cursos do Senai. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC) tem o objetivo de trazer sempre cursos profissionalizantes com vagas gratuitas. Porém, é importante lembrar que para se inscrever nos cursos do Pronatec, é preciso preencher alguns requisitos.

Dessa forma, para os cursos gratuitos do Pronatec são voltados para:

  • Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos, com idade mínima de 16 anos;
  • Beneficiários do Programa Bolsa Família e seus dependentes;
  • Solicitantes reincidentes do Seguro-Desemprego.

E dentro dos cursos, é possível realizar uma qualificação de Curso Técnico, com 800 horas de carga horária mínima ou mesmo os Cursos de Qualificação Profissional, com carga mínima de 160 horas.

Para saber quais os cursos do Pronatec disponíveis para o seu perfil, entre no site do Senai da sua região e procure a aba da Pronatec, onde você preencherá um pequeno cadastro que lhe dará acesso a varias opções de cursos disponíveis. Entre elas, você terá acesso às opções de Curso Técnico ou Curso de Qualificação Profissional.

Com o Senai, é mais fácil você conseguir acesso ao mercado de trabalho. E com os cursos do Pronatec, aumentam ainda mais as possibilidades de sucesso que você pode ter. Então aproveite, entre agora mesmo no site e veja quais as possibilidades apresentadas para o seu futuro.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.