Concursos 2016: Vagas, inscrições, salários e mais

Concursos 2016: Vagas, inscrições, salários e mais

Além dos concursos para IBGE, INSS e EBSERH que já estão confirmados e abertos em 2016, existe uma expectativa de que outros certames importantes aconteçam ainda esse ano. Essa expectativa é ainda maior quando se fala de órgãos que realizam o último concurso há mais de 5 anos. Assim, veja entre os concursos 2016 quais são os principais e o que esperar deles.

Eletrobras

A Fundação Bio-Rio foi contratada como organizadora do concurso da Eletrobras e, com isso, espera-se que o concurso seja anunciado em breve e ainda no começo de 2016.

O indicativo é de que o concurso abrirá vagas nível médio e superior. As principais funções incluem médio do trabalho, especialista em segurança de área nuclear protegida e operador nuclear.

Como a última seleção foi realizada em 2016 e como a banca foi contratada ainda em novembro de 2016 existe uma expectativa bastante contundente de que o concurso poderá ser anunciado a qualquer momento.

Os locais de atuação dos convocados incluem a cidade do Rio de Janeiro ou a cidade de Angra dos Reis, onde a Eletrobras também atua.

FUNAI

O concurso para a FUNAI, por sua vez, já está com situação aprovada e aguarda apenas a divulgação do edital com detalhes de quando a prova será realizada.

O concurso será realizado exclusivamente para o nível superior e contará com 200 vagas oferecidas. Dentre as vagas estão os cargos de engenheiro, indigenista, engenheiro agrônomo e contador. Dessas, a vaga de indigenista é a que possui mais oferta com 202 lugares a serem ocupados.

Como após a autorização a entidade possui um prazo máximo de 6 meses para apresentar o edital e como a FUNAI já está no prazo estendido, estima-se que a publicação do editar ocorra, no máximo, até abril de 2016.

Correios

Outro aguardado para os concursos 2016 é o concurso para os Correios. Isso se deve principalmente ao fato de que a última seleção foi realizada em 2010 e que tradicionalmente o órgão oferece uma grande quantidade de vagas nível médio – que são as mais disputadas pelos candidatos.

As principais vagas provavelmente incluirão vagas para carteiro e para operador de triagem e transbordo. Não se descarta, entretanto, a possibilidade de que sejam oferecidas vagas de nível superior, como de médico do trabalho.

Além disso, a expectativa é que sejam oferecidas de 2 a 9 mil vagas, inclusive para montar cadastro reserva em diferentes estados. Um empecilho, entretanto, são os cortes realizados no orçamento pelo Governo, inclusive em relação aos concursos, em busca do ajuste fiscal.

Polícia Rodoviária Federal

Um dos mais tradicionais e disputados concursos públicos não poderia ficar de fora dos concursos 2016: o concurso para Polícia Rodoviária Federal.

Assim como os outros, entretanto, não há qualquer confirmação de que ele será realizado ainda em 2016. Como ele ainda está aguardando autorização, há chances de que o edital seja divulgado ainda para 2016.

A expectativa é que sejam oferecidas cerca de 1.500 vagas com carga horária de 40 horas semanais e salário a partir de R$ 6,4 mil.

Embora muitos ainda não tenham sido aprovados ou divulgados oficialmente, os principais concursos 2016 incluem concursos entre instituições muito tradicionais, como os Correios, a FUNAI ou mesmo a Polícia Federal. Com isso, é importante ficar atento às notícias para saber quais desses concursos efetivamente ocorrerão em 2016.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.