Concurso Universidade Federal do ABC (UFABC)

Concurso Universidade Federal do ABC (UFABC)

Quando um graduando decide seguir carreira acadêmica, ser professor de uma grande universidade, especialmente pública, definitivamente estará em seus planos. Para quem é de São Paulo, esse sonho pode se tornar real: até o começo do mês de junho estão abertas inscrições para ensinar na Universidade Federal do ABC. Para saber mais e melhorar suas chances de concorrência, leia este artigo sobre o assunto.

Sobre a UFABC

Fundada em 2005, o projeto de lei da Universidade Federal do ABC foi criado pelo Ministério da Educação e enviado ao Congresso Nacional. A universidade, hoje, garante várias conquistas importantes. Por exemplo, é a única universidade brasileira cujo corpo docente é inteiramente formado por doutores, é a melhor universidade de SP de acordo com o MEC e é avaliada pelo Índice Geral de Cursos como tendo os melhores cursos de graduação do país.

A UFABC chama atenção no país e no resto do mundo por conta de seus projetos de pesquisa e projeto pedagógico inovador. Seu projeto de ensino permite a formação em bacharelados interdisciplinares, em que o graduando pode ingressar em até 21 opções de cursos conforme sua formação.

Vagas e cargos

As vagas a serem preenchidas serão seis, pelo cargo de professor adjunto nível um na Universidade Federal do ABC em Santo André, em São Paulo. As áreas de trabalho serão Relações Internacionais, Materiais e Engenharia Aeroespacial, incluindo subáreas como materiais polímeros, estruturas, aeroelasticidade e materiais aplicados. O salário previsto é de R$ 8.638,50 e é preciso que o candidato tenha doutorado.

Como se inscrever?

Abertas desde 14 de abril, as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho através do site www.ufabc.edu.br – no menu à direita da página está a aba Concursos e logo abaixo, Docentes – Inscrições abertas. Ao clicar, uma nova página será aberta onde você deve clicar em “Professor Adjunto”, e um pop up será aberto com a ficha de inscrição. O site contém mais detalhes sobre o endereço de envio, e os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 216 reais.

Sobre a prova

Nem a data nem o tipo de prova estão previstos no edital, que apenas informa que as provas deverão ocorrer em até seis meses após a publicação do Edital de Homologação das Inscrições. Levando em conta os concursos prévios, espera-se que a prova seja objetiva e discursiva. Apesar de não informar sobre a prova, o edital conta com uma larga bibliografia que se espera que o professor convocado utilize e o programa de ensino que deverá seguir se tratando da especialidade que estará ensinando.

A equipe docente da UFABC é tida como uma das mais competentes e inovadoras do país, sendo composta por professores ganhadores do prêmio Capes de Melhor Tese, membros da Academia Brasileira de Ciências e diferentes pesquisadores que receberam a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, assim como detentores de outros títulos e representantes de importantes organizações. Por isso mesmo, o esperado é que apenas os melhores candidatos sejam convocados.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.