Concurso Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro

Concurso Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro

 

Para os cariocas moradores da capital do Rio, surgiu uma excelente oportunidade para mudar de vida: o concurso do Tribunal de Contas. Com cargos cuja previsão de salário é de até 30 mil reais e apenas seis vagas (embora haja previsão de convocação de mais aprovados se necessário) é certo que a concorrência será enorme. Saber mais sobre o concurso definitivamente melhora suas chances de conquistar uma dessas vagas, então continue a ler para se informar.

Sobre o Tribunal de Contas

Assim como o Tribunal de Contas da União, os Tribunais de Contas dos Estados e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, os Tribunais de Contas dos Municípios trabalham sob jurisdição do Ministério Público. Sua principal função é fiscalizar contas e gastos dos municípios, neste caso, do Rio de Janeiro. Não sendo subordinado à prefeitura, esse órgão controla as obras que serão realizadas, fiscaliza-as durante sua realização e após sua conclusão, analisando prestações de serviço, contratos e etc.

Criado em 1980, começou a funcionar em novembro do mesmo ano e continua até hoje. Uma das obras mais importantes para o Brasil, que são as obras das Olimpíadas para 2016, serão fiscalizadas pelo Tribunal de Contas.

Vagas e cargos

Das seis vagas oferecidas, três são para o cargo de Auditor Substituto de Conselheiro e Procurador Especial. Ambos os cargos exigem nível superior, o de Auditor em qualquer área e o de Procurador em Direito e ainda experiência na prática jurídica por pelo menos três anos. O cargo de Auditor terá remuneração de R$ 28.584,36 e o de Promotor, R$ 30.471,11.

Como o regime de contratação é estatutário, esses são cargos que garantem estabilidade empregatícia e o concurso tem validade de dois anos. O diretor do TCMRJ acredita que mais candidatos aprovados serão convocados à medida que haja necessidade de servidores, mesmo que a princípio as vagas sejam apenas seis. Assim como exigido por lei, há reservas para candidatos portadores de deficiência, negros e indígenas.

Como se inscrever?

A Fundação Carlos Chagas é responsável pela aplicação deste concurso, o que significa que é ela a responsável por coletar as inscrições dos candidatos, seus respectivos pagamentos e aplicar as provas. Para se inscrever, é preciso ir até a página da Fundação Carlos Chagas, entrar na aba Concursos e procurar especificamente pelo concurso do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. Após se cadastrar e inserir seus dados pessoais, você irá realizar o login utilizando seu CPF e se inscrever.

Para aqueles que não têm acesso à internet em suas casas, há um posto de inscrição localizado no centro do Rio de Janeiro, na Av. Rio Branco, número 173. O prazo limite para a inscrição é o dia três de junho.

Sobre a prova

A prova objetiva que selecionará os candidatos terá 100 questões e está prevista para o dia cinco de julho de 2015. Também haverá avaliação discursiva, oral e de títulos, mas não há previsão para sua realização, o que será informado posteriormente.

 

Post Comment