Concurso TRE

Concurso TRE

O Tribunal Regional Eleitoral é outra instituição pública que atrai milhares de candidatos a cada concurso realizado, contando com a chance de um emprego estável com bom salário. O edital não foi lançado, mas existe bastante expectativa sobre as vagas que serão preenchidas. Como existe um TRE para cada estado, é importante que, quando for lançado, você leia o edital do estado onde vive para se certificar de algumas informações. Quer saber mais? Continue lendo

Sobre o órgão

Encarregado do gerenciamento das eleições nas esferas estaduais, o TRE é um órgão do Poder Judiciário encarregado de controlar e fiscalizar o processo eleitoral sob sua jurisdição, incluindo a impressão de boletins, fazer mapas de apuração da contagem de votos, realizar cadastro dos eleitores, emitir títulos, constituir zonas eleitorais, registrar os diretórios regionais dos partidos políticos, etc. Como é subordinado ao Tribunal Superior Eleitoral, este órgão revisa todas as suas decisões, embora seja possível que cada TRE estabeleça seus próprios regimentos internos.

O funcionamento dos TREs foi sancionado em 15 de julho de 1965 por Castello Branco, e é regido pelo Código Eleitoral. De acordo com a Constituição, em cada capital de cada estado e ainda no Distrito Federal existirá um Tribunal Regional Eleitoral, e ele deve ser composto, através de voto secreto, por dois juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça e mais dois, dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça e ainda um juiz do TRF escolhido pelo Tribunal Regional Federal respectivo e dois juízes nomeados pelo presidente da república.

Sobre o concurso

Todas as informações sobre um concurso que virá a ocorrer em 2015 são baseadas nas informações contidas no edital anterior, já que há poucas mudanças de um edital para outro, e por isso é interessante utilizar o edital passado como guia de estudos e metas. Entretanto, isso não significa que deve deixar de ler o edital que for lançado: ele é muito importante para esclarecer certas informações e tirar todas as suas dúvidas sobre o concurso que está por vir.

A expectativa para o concurso de 2015 é que sejam abertas vagas para preencher, em especial, os cargos de Analista Judiciário, que exige nível superior de escolaridade e tem remuneração de R$ 6.611,39 e Técnico Judiciário, que exige nível médio/técnico de escolaridade e tem remuneração de R$ 4.052,96; ambos com uma jornada de quarenta horas por semana. Como sempre, a concorrência deve ser extremamente alta. Entre as matérias exigidas nas provas, as mais prováveis serão: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Arquivologia, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e ainda, Noções de Direito Eleitoral. Como cada uma delas tem suas particularidades e são várias, é preciso começar sua preparação o quanto antes se quiser tentar conseguir qualquer um dos cargos.

Ainda não há previsão da abertura das Inscrições para o concurso, mas é importante tentar se informar sobre qual empresa organizará a prova a seguir para ficar de olho no portal da mesma, onde costuma ser divulgada a abertura de inscrições e a taxa a ser paga.

Vai tentar o concurso do TRE? Confira nossas dicas para passar em concursos!

Post Comment