Concurso Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Concurso Tribunal de Justiça de Santa Catarina

 

Quem vive em Santa Catarina e quer seguir carreira jurídica têm nas mãos uma grande chance, já que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina abriu vagas para um concurso público, que visa convocar candidatos formados em direito e que tenham experiência na atividade jurídica. Se você é uma dessas pessoas, é interessante se informar sobre esse concurso e se inscrever o quanto antes. Para saber mais, continue lendo.

Sobre o TJSC

Esse órgão representa, no Estado de Santa Catarina, o máximo do Poder Judiciário. 62 desembargadores analisam processos julgados em primeira instância e sob seu poder ainda estão a Câmara Especial Regional de Chapecó e 30 juízes de Direito que cumprem a função de desembargador em caso de afastamento.

Seu surgimento é originado quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. O primeiro juiz a ser responsabilizado pela área do estado catarinense foi Francisco Lourenço de Almeida, nomeado por Dom João VI como Juiz de Fora do Cível, Crime e Órfãos da Vila do Desterro, em 17 de agosto de 1812. A Independência do país instigou a criação do Supremo Tribunal de Justiça em 1824, mas só depois da criação da República em 1889 cada estado passou ser regido pela própria constituição desde que não ferisse as leis da União.

Vagas e cargos

O concurso visa convocar 14 candidatos aprovados para o cargo de juiz substitito e requer nível superior de ensino em Direito. É preciso ter menos de 65 anos na data da posse e experiência de pelo menos três anos na área jurídica desde a graduação do bacharelado. A remuneração prevista é de R$ 22.521,20. Como previsto por lei, 5% da vagas são reservadas à pessoas com deficiência.

Para quem quiser se informar melhor sobre o cargo e o processo de convocação, o edital está disponível no site da Fundação Carlos Chagas.

Como se inscrever

Assim como diversos outros concursos importantes nos diferentes Tribunais do país, quem organiza esse concurso é a Fundação Carlos Chagas. Para se inscrever, é necessário acessar www.concursosfcc.com.br, se cadastrar preenchendo seus dados pessoais, fazer o login e requerer a inscrição nesse concurso específico.

Para quem não tem acesso à computadores, a FCC disponibilizou computadores nos dias úteis de 9h à meio dia e das 13h às 17h, no Microcamp Unidade Florianópolis, Rua Nunes Machado, 94. Será preciso pagar uma taxa de R$196 reais e as inscrições ocorrerão até o dia 2 de junho. Não perca tempo e se inscreva já!

Sobre a prova

A realização da prova objetiva será feita em Florianópolis, e a data prevista é 12 de julho. As outras avaliações serão: prova discursiva, marcada para 10 de outubro, prova de sentença, marcada para 11 de outubro, prova oral em 20 de abril e 2016 e ainda sindicância de vida pregressa, inscrição definitiva, investigação social, exame psicotécnico, físico e mental, avaliação de títulos e de curso de formação. A validade do concurso é de dois anos, e ele pode ser prorrogado pelo mesmo período de tempo.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.