Concurso da Prefeitura de Betim

Concurso da Prefeitura de Betim

A cidade de Betim (MG), localizada a cerca de 30km da capital Belo Horizonte, é conhecida por sua oferta privilegiada de infraestrutura para atração de indústrias. Surgida ainda durante o século XVIII, quando o Brasil, ainda colônia de Portugal, vivia o auge do seu ciclo do ouro, a região do município fazia parte de uma importante rota de bandeirantes que vinham de São Paulo a Pitangui.

Infraestrutura Industrial

A partir da década de quarenta começaram a se instalar as primeiras indústrias no local. Durante a década de cinquenta, o planejamento estadual destinou a Betim duas outras funções econômicas: a industrialização de base, representada pelas siderúrgicas, e a produção de alimentos para o abastecimento local. Nesses últimos 30 anos, o parque industrial de Betim cresceu e se diversificou. Além de pólo petroquímico e automotivo, a cidade também abriga importantes empresas nos setores de metalurgia, alumínio, mecânica, serviços e logística.

Concursos Públicos

O município de Betim realiza concursos para preenchimento de vagas em diversos setores da administração municipal através do setor de Recursos Humanos. Os concursos públicos são processos de seleção realizados para preencherem as vagas em cargos públicos. A prova tem caráter de seleção impessoal, baseado única e exclusivamente no resultado obtido nas provas e em outras avaliações previstas em edital. Em Betim, além de concursos para ocupação imediata de vagas, há também o Processo Seletivo Simplificado (PSS), como o realizado em 2011, para a formação de cadastro de reserva de professores PII para atuar na regência de aulas do Ensino Fundamental. A formação do cadastro se deu para atendimento às eventuais demandas de substituições de profissionais afastados.

Concurseiros

A cada ano a procura por cursos preparatórios cresce mais de 30%. Mas a concorrência não é diferente. A relação candidato/vaga costuma ser tão ou mais acirrada que um vestibular para medicina. Estudos realizados pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC) revelam que mais de 215 mil vagas serão abertas em 2015 para concursos públicos nas esferas municipal, estadual, distrital e federal, em órgãos do Poder Judiciário, Executivo, Legislativo, além de bancos públicos e autarquias.

Preparação

Dentre as dicas de especialistas para a preparação de um concurseiro estão identificação da carreira que pretende exercer, foco em estudos na área de interesse e não em um concurso específico, conhecimento do edital, disciplina nos estudos e claro, cuidar da saúde com alimentação e dormir bem durante a noite.

Vantagens

Um emprego estável, bem remunerado e com horários que variam pouco. Você pode conseguir tudo isso em um cargo público, prestando concurso. Sem sobra de dúvidas estabilidade é o principal motivo para quem presta um concurso público. Em seguida, estão a boa remuneração, as folgas nos feriados, ofertas de benefícios como auxílio-alimentação e vale transporte e, mesmo que não seja impossível, a demissão só acontece se você se exceder em irregularidades, como desviar verbas.

Desvantagens

Além da árdua rotina de estudos que muitas vezes é impossível conciliar com outras atividades, outra desvantagem é a questão da estagnação na carreira. Dependendo do cargo ingressado é difícil conseguir subir na carreira e alcançar um lugar de mais respeito dentro da organização. O importante é saber lidar com essa situação e conseguir planejar da melhor forma o futuro.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.