Concurso Polícia Civil

Concurso Polícia Civil

Quem deseja trabalhar na Polícia Civil, mesmo que não queira ser um agente policial e só ficar na área administrativa, já pode comemorar: este é um dos concursos previstos para o ano de 2015 e bastante esperado por concurseiros. Entretanto, como existe uma Polícia Civil em cada estado do país, é importante esperar o edital ser aberto para ter certeza que o processo seletivo se estende à sua região já que o concurso será dividido por estado. Quer saber mais? Leia o artigo e se informe.

Previsões para o concurso

Por enquanto, as especulações sobre vagas se referem a apenas três estados: estão previstas 289 vagas em Minas Gerais, 391 em São Paulo e 340 em Santa Catarina, todas destinadas a preencher o cargo de Agente, com remuneração de R$4.500 e não se sabe qual nível de escolaridade é exigido, mas possivelmente será o médio. Quem quiser disputar uma vaga e ter vantagens, deve ter começado a se preparar – mental e fisicamente – há algum tempo, já que além da prova escrita, também há uma avaliação física e de caráter eliminatório. Entre as matérias exigidas na prova escrita estão: Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Criminologia, Noções de Lógica, Noções de Direito, Noções de Informática e ainda, Atualidades.

Existem diversas vantagens em trabalhar para um órgão como a Polícia Civil: além dos bons salários, jornada de trabalho de quarenta horas semanais e dos benefícios, entre os quais vale transporte, vale alimentação e plano de saúde, também há a possibilidade de ascensão de carreira. Esta é uma das razões por que existe tanta concorrência quando as inscrições para esse tipo de concurso é aberto: além da estabilidade, muitas pessoas querem crescer na carreira, e na Polícia Civil existe essa possibilidade.

Sobre a Polícia Civil

Assim como as Polícias Militares, as Polícias Civis são subordinadas aos governadores de cada estado e são dirigidas por delegados. Seu papel, de acordo com a Constituição Federal, é exercer segurança pública e preservar a ordem, a incolumidade das pessoas e do patrimônio da União. Entre os serviços que realiza, estão: apurar e reprimir infrações penais, promover a identificação civil e criminal, colaborar com o Poder Judiciário e Ministério Público, manter o controle estatístico de incidências criminais e de suas atividades, proteger pessoas e bens, realizar investigações para a Polícia Judiciária e participar da proteção da comunidade e dos direitos humanos.

A Polícia Civil é uma organização que se originou em 1808, mas constituía apenas uma força policial integrada à Polícia Militar. Em 1866 um Decreto Imperial dividiu as polícias em militar e civil. Na atualidade, os departamentos da Polícia Civil são divididos entre a capital do estado e regiões interioranas, ainda contando com doze departamentos especializados que vão desde a Delegacia de Atendimento à Mulher até a Delegacia de Crimes de Informática.

Embora o Corpo Policial Civil esteja submetido ao Estatuto do Policial Civil e também ao Código de Ética Policial, desvios de conduta durante o exercício das funções deverão ser tratados pela Corregedoria Geral de Polícia.

Vai tentar o concurso da Polícia Civil? Confira nossas dicas para passar em concurso!

Post Comment