Concurso DETRAN

Concurso DETRAN

2015 promete diversos grandes concursos, e o do DETRAN é um dos que está previsto e é bastante aguardado por concurseiros em todo país. Mesmo que o edital ainda não tenha saído, há muita expectativa para o grande número de vagas e bons salários que os cargos oferecem, que vêm em conjunto com a possibilidade de encontrar estabilidade profissional e financeira em um órgão público importante. Para saber mais, continue a ler o artigo.

Sobre o DETRAN

Criado pelo Poder Executivo Estadual, o Departamento Estadual de Trânsito fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em seu respectivo estado em todo Brasil. Além disso, o DETRAN é responsável pela avaliação dos candidatos que querem conseguir sua Carteira Nacional de Habilitação, fazendo com que eles realizem exames médicos e psicológicos através de profissionais credenciados junto ao órgão. Além disso, os candidatos realizam duas provas: a de legislação de trânsito, escrita, e o teste de direção prático. Ambos os testes são aplicados pelo DETRAN e são eliminatórios para aquisição da CNH.

O DETRAN regulamenta o credenciamento de fabricantes de placas para veículos, já que estes devem demonstrar capacidade jurídica e técnica para tal, e ainda credencia Despachantes de Trânsito para a área de documentação de veículos.

O órgão ainda é responsável por cobrar e gerenciar o pagamento de diferentes taxas para a emissão da CNH, posse e uso de veículos, entre elas o Licenciamento e o IPVA, que é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O DETRAN possui agentes de trânsito responsáveis por fiscalizar o trânsito e aplicar multas aos condutores que ultrapassarem a legislação.

Sobre o concurso

É importante saber que as previsões e informações que aqui constam, são baseadas no edital do concurso passado, já que edital para edital costumam ser feitas poucas mudanças. Entretanto, é de extrema importância ler o edital do concurso para seu respectivo estado, visto que a distribuição de vagas pode não ser a mesma em todo país e ainda para confirmar certas informações.

A previsão é que sejam abertas 1200 vagas, sendo metade destinada ao cargo de Agente de Trânsito e a outra metade destinada ao cargo de Oficial de Trânsito. Apesar dessa previsão, acredita-se que é possível haverem ainda mais cargos e o nível de escolaridade seja diferente para cada um. A remuneração média aumentou, e está entre R$ 1.800,00 e R$ 2.500,00.

Ainda não está decidida a empresa que realizará o concurso, mas é importante manter-se atento a essa informação. Isso porque a abertura das inscrições e os gabaritos das provas geralmente são divulgados no portal da empresa organizadora, e cada empresa tem uma diferente metodologia de aplicação. É importante já ter começado a estudar e se preparar bem antes, já que entre as matérias que provavelmente serão exigidas na prova são: Língua Portuguesa, Matemática, Direito Administrativo, Legislação, Legislação de Trânsito, Noções de Informática e ainda Gestão Pública. Além de fazer a inscrição com antecedência, leia o edital com atenção e separe os documentos com os quais realizará a prova um dia antes.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.