Concurso da PMMG

Concurso da PMMG

 

A Polícia Militar de Minas Gerais lançou o edital DRH/CRS nº 03/2015, de 18 de março de 2015, para o Concurso Público para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças (QPPM), para o ano de 2016. A entidade vai oferecer 1.410 vagas, das quais 1.269 são destinados para o sexo masculino e 141 para o sexo feminino.

O Curso de Formação de Soldados (CFSD) para o QPPM funcionará na Escola de Formação de Soldados – EFSD, da Academia de Polícia Militar – APM, e terá duração de 11 meses, com início previsto para 1º de março de 2016 e término em fevereiro de 2017.

Concluído com bom aproveitamento o Curso e com todas as exigências legais preenchidas, o Soldado de 2ª classe será promovido e remanejado para quaisquer cidades pertencentes às 1ª, 2ª e 3ª Regiões da Polícia Militar e Comando de Policiamento Especializado – CPE.

Quais os requisitos para se inscrever?

De acordo com o edital, os requisitos básicos e específicos para o ingresso na PMMG, conforme a Lei 5.301, de 16/10/1969, são:

1 – ser brasileiro (a);

2 – possuir, no mínimo, ensino médio completo (2º grau), ou equivalente;

3 – estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

4 – ter entre 18 e 30 anos de idade, o que implica ter nascido no entre 01/03/1986 a 01/03/1998;

5 – possuir idoneidade moral;

6 – ter altura mínima de 1,60m;

7 – ter sanidade física e mental;

8 – ter aptidão física;

9 – ser aprovado em avaliação psicológica;

10 – não apresentar tatuagem visível quando em uso dos diversos uniformes da Polícia

Militar, previstos no art. 38, do Regulamento de Uniforme e Insígnias da Polícia Militar

(RUIPM); ou ainda que não visível, mas que tenha significado incompatível com o exercício das atividades de policial militar;

Como será o processo de avaliação?

O processo seletivo se dará em quatro fases:

1ª: provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa);

2ª: exames de saúde (preliminares e complementares);

3ª: teste de capacitação física (TCF);

4ª: avaliações psicológicas e exame toxicológico.

As provas da 1ª fase vão ser aplicadas no dia 02 de agosto de 2015 e as demais atividades seguirão conforme o calendário previsto no edital, anexo “A”.

No início, o Soldado 2ª Classe receberá, durante o período do Curso, remuneração salarial de R$3.049,05, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Tendo concluído com êxito a primeira fase do curso, este Soldado será promovido a Soldado 1ª classe, depois classificado de acordo com a necessidade e conveniência administrativas, em quaisquer cidades pertencentes às 1ª, 2ª e 3ª Regiões da Polícia Militar e Comando de Policiamento Especializado (CPE).

Transferido para qualquer uma dessas regiões, ao final do curso, o Soldado deverá permanecer por, no mínimo, cinco anos, salvo por necessidade do serviço. Ao término desse prazo, o remanejo militar estará condicionado às normas em vigor da Polícia Militar.

Como se inscrever?

A inscrição deverá ser feita apenas via Internet, através do link: http://www.sistemas2pm.mg.gov.br/inscricao/inscricao.asp, no período de 18/05 a 18/06/15. O valor da taxa é de R$122,95 e deverá ser paga até o dia 19/06/15.

Os candidatos inscritos serão submetidos às etapas de Provas de Conhecimento e de Redação, Exames de Saúde, Teste de Capacitação Física e Avaliação Psicológica com Exame Toxicológico. Acesse agora o edital completo, e já inicie os estudos com base no conteúdo programático disponibilizado no anexo G.

 

Post Comment