Concurso Caixa Econômica Federal

Concurso Caixa Econômica Federal

Se o concurso público é a grande chance de diversas pessoas, alguns concursos são especialmente concorridos por conta dos benefícios que oferecem, além da oportunidade de ascensão na carreira. Um desses concursos, previsto para 2015, será realizado para preencher vagas na Caixa Econômica Federal, uma das instituições financeiras mais importantes do país. Quer saber mais? Continue lendo.

Aguardando o Edital

Embora o concurso esteja previsto para este ano, ainda não houve lançamento do edital. Isso significa que todas as informações sobre as vagas disponíveis, os cargos aos quais elas são destinadas, sua remuneração e todo o resto são, em sua maioria, especulações. Esses dados geralmente levam em conta o edital do último concurso realizado pela Caixa, já que geralmente quando as instituições realizam concursos não há mudanças extremamente significativas entre cada ano. Mesmo assim, é importante ler com atenção o edital quando ele for lançado, de modo a garantir que não haja nenhum mal entendido ou informação errada quando você for realizar a prova.

Sobre a empresa

Fundada por Dom Pedro II em 1861 com o nome de Caixa Econômica da Corte, a instituição financeira na época visava estimular os clientes a criarem poupanças, além de conceder empréstimos com a garantia do governo, o que diferenciava a Caixa no mercado dos bancos na época. Por esse motivo, era preferida em relação aos outros bancos pelas classes sociais mais baixas e sempre teve um foco especial nesse público alvo.

Tornou-se o maior banco público da América Latina, mantendo vários programas sociais e ainda assim conseguindo manejar grandes operações comerciais. Além de financiar obras públicas, age como mediadora de várias transações entre o governo federal e o público, como o pagamento do Bolsa Família.

As loterias do país também são controladas pela Caixa, e são patrocinadoras do FIES, do Comitê Paraolímpico Brasileiro, e ainda das seleções de atletismo e ginástica artística.

Sobre o concurso

Embora o número de vagas ainda não tenha sido divulgado, espera-se que a maioria delas seja destinada ao cargo de técnico bancário e exige nível médio de escolaridade. A remuneração é de R$ 1.400,00 e estão previstos vários benefícios aos servidores, entre eles os de vale alimentação e auxílio transporte. Espera-se que as vagas sejam poucas e a concorrência seja intensa. As inscrições serão feitas através da internet, e a taxa de inscrição deve ser, em média, R$50,00. Se houver necessidade de isenção da taxa, é importante que o pedido seja feito dentro do prazo estipulado. Os documentos a serem enviados e a data limite estarão presentes no edital.

A prova, que tem enorme tendência a ser objetiva, cobrará as seguintes matérias: língua portuguesa, matemática, ética, atendimento, história e estatuto da Caixa e ainda legislação específica. O ideal é ter começado os estudos bem antes, já que todas elas requerem bastante preparação, em especial a legislação específica.

O gabarito costuma ser disponibilizado algum tempo após o término da prova, e o dia de divulgação dos resultados deve estar incluído nos dados apresentados pelo edital.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.