Concurso Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil

Dos concursos públicos em que é exigido apenas o nível médio, um dos mais atraentes é o concurso do Banco do Brasil. Embora no começo de março desse ano já tenha ocorrido a aplicação de provas, há previsão da saída de mais um edital para preenchimento de vagas do cadastro reserva, uma grande oportunidade para quem não foi aprovado na primeira prova ou nem a realizou, tendo ainda um pouco mais de tempo para se preparar e passar desta vez. Se quer saber mais, continue lendo este artigo e informe-se sobre a perspectiva de trabalhar no Banco do Brasil.

Um pouco sobre a empresa

O Banco do Brasil foi fundado há mais de duzentos anos, e foi o primeiro banco a operar no país. Surgiu após os bancos da Suécia, Inglaterra e França, e em 1829 encerrou suas atividades por ter que pagar as dívidas contraídas por emitir papel moeda para custear a família real portuguesa. Em 1851 o barão e visconde de Mauá criou um novo Banco do Brasil (de Mauá), e dois anos depois o visconde de Itaboraí – considerado o fundador – fundiu essa empresa com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, fundando o novo Banco do Brasil.

Hoje em dia é uma das empresas de destaque no mercado financeiro do país, financiando exportações e tendo importante ligação com o agronegócio, já que contribui para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas com linhas de crédito. Incorporou-se, ao longo dos anos, a vários bancos estatais como o de Santa Catarina e do Piauí, incluindo também o Eurobank. Existe uma universidade corporativa ligada ao banco chamada Unibb, cujos cursos de capacitação são voltados principalmente aos funcionários da instituição. Além de mais de 5.000 agências no país, o banco também conta com diversas agências no exterior.

Quem pode prestar o concurso

O concurso é destinado a preencher vagas do cadastro reserva para o cargo inicial da carreira administrativa, o Escriturário. Para isso, os concorrentes precisam ter no mínimo o ensino médio. A remuneração será de R$ 2.217,26 com jornada de 30 horas por semana. Carreiras no Banco do Brasil oferecem oportunidade de ascensão profissional, com participação nos lucros. Entre os benefícios inclusos, estão vale transporte, alimentação/refeição, auxilio creche e ao filho portador de deficiência, assistência médica com plano odontológico e ainda previdência privada.

Como é obrigatório por lei, haverá o contingente de vagas reservadas à candidatos portadores de deficiência e para quem se declara negro ou parto.

Que regiões serão incluídas

O primeiro edital não incluía vários estados, e acredita-se que eles serão contemplados nesse segundo edital. Entre elas, estão os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Ceará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina.

O processo seletivo

As provas são objetivas, contendo 70 questões de múltipla escolha abordando os seguintes conteúdos: Cultura organizacional, técnicas de vendas, domínio produtivo de informática, língua inglesa, atendimento e conhecimentos bancários. Dessas 70 questões, vinte e cinco se referem a conhecimentos básicos e quarenta e cinco, conhecimento específico.

Post Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.