Concurso ABIN

Concurso ABIN

Com o começo do ano começam também as expectativas referentes a quais concursos serão realizados. A ABIN, Agência Brasileira de Inteligência, realizou seu último concurso em 2010 e, por isso, há uma expectativa cada vez maior para que o concurso seja realizado em breve. Para começar a se preparar desde já, veja tudo o que você precisa saber sobre esse concurso.

Autorização pendente

Apesar de o concurso da ABIN ser um dos mais aguardados desde meados de 2014 a autorização para a sua realização ainda está pendente. O primeiro pedido para a realização do concurso data ainda do começo de abril de 2014 e por isso existe uma forte expectativa de que a autorização saia ainda no começo de 2016.

Somado a isso está uma pressão parlamentar cada vez mais forte para que haja uma política de inteligência principalmente para que o país seja capaz de comportar um evento mundial como acontecerá com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Com uma ameaça terrorista cada vez mais forte ao redor de todo o mundo e com as atenções voltando-se para o Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos a pressão para que o concurso seja aprovado não parece descabida. Para que ele seja realizado, entretanto, é necessário que o Ministério do Planejamento aprove a sua organização e posterior realização.

Vagas para o concurso ABIN

Embora o concurso ainda não tenha tido sua realização aprovada, sua autorização contempla 470 vagas, dentre as quais são distribuídas em:

  • 200 vagas de Oficial de Inteligência;
  • 150 vagas de Oficial Técnico de Inteligência;
  • 50 vagas de Agente de Inteligência e
  • 70 vagas Agente Técnico de Inteligência.

Embora sempre haja a possibilidade de modificações, grandes são as chances de que o número de vagas ofertadas pelo concurso ABIN fique em torno desse valor. Apesar de haver cortes no orçamento e de vagas para concursos, o número de vagas é bem inferior ao de outros concursos, como as 800 vagas ofertadas pelo concurso do INSS ou as 1.500 vagas esperadas para o concurso da Polícia Rodoviária Federal.

Concursos anteriores

Enquanto a aprovação e, consequentemente, o edital não saem, é possível se basear nos concursos realizados em anos anteriores para que se tenha uma ideia do que esperar pela frente.

No concurso de 2010, por exemplo, foram mais de 49 mil inscritos para 80 vagas, fazendo com que a concorrência fosse de mais de 600 inscritos por vaga. Outras áreas, entretanto, experimentaram concorrência acima de 1500 candidatos por vaga.

Quanto aos salários, os valores variaram de R$ 4.211,04 para o nível técnico a R$ 10.216,12 para 40 horas semanais. Como é de praxe, espera-se que o valor seja corrigido para o próximo concurso.

Já em relação a banca, a CESPE foi a organizadora do concurso. Essa banca também é considerada uma das mais exigentes e temidas de todos os concursos do país e é conhecida por sua rigidez nas questões e na correção em geral.

Embora ainda não esteja aprovado ou divulgado o concurso ABIN é um dos mais esperados para 2016. Com, a previsão de oferecer vagas para diferentes cargos e níveis, essa pode ser a sua oportunidade de ter o emprego desejado por você.

Post Comment